No Vaticano, exposição de 130 presépios do mundo inteiro

0
533

Depois da visita do Papa Francisco, a Greccio, no último domingo (1º/12), onde assinou a Carta Apostólica “Admirável sinal” sobre o valor e o significado do presépio, haverá uma segunda iniciativa: os 100 presépios no Vaticano.

A mostra encontra-se na Sala Pio X na Via dell’Ospedale 1, em Roma, e hospeda mais de 130 presépios provenientes de cerca de 30 países do mundo. São presépios de grande valor. Cada um dos quais, à sua maneira, é uma obra de arte que contém uma história específica. Desde os presépios clássicos e preciosos da escola napolitana do século XVIII aos presépios em coral, aos presépios mais simples realizados por crianças das escolas de ensino fundamental ou presépios realizados pela comunidade do Centro de Saúde Mental (CSM) de Nicósia, Sicília, para pessoas com deficiência.

Inauguração
A mostra será inaugurada, neste domingo (08/12), às 16h locais, com a animação realizada pela Embaixada da Hungria junto à Santa Sé. Estarão presentes: o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, organizador do evento, junto com alguns membros do dicastério; o Embaixador da Hungria junto à Santa Sé, Eduard Habsburg-Lothringen, o bispo auxiliar de Esztergom-Budapeste, dom Ferenc Cserháti, com os membros da secretaria geral do Congresso Eucarístico Internacional de Budapeste, cidade que hospedará o congresso em 2020.

Também estarão presentes representantes diplomáticos de países como Burkina Faso, Croácia, Panamá, Polônia, Eslovênia, Espanha e Taiwan. A animação será feita pelo Coral da Câmara da Escola de Coro “Kodály” de Budapeste, dirigido por Borbála Márta Sapszon que fará uma recitação, reproduzindo o presépio vivo da tradição húngara, junto com alguns cantos tradicionais de Natal.

A mostra ficará aberta até 12 de janeiro de 2020
A mostra dos 100 presépios, no Vaticano, pode ser visitada todos os dias até 12 de janeiro de 2020, de 10h às 20h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a mostra será fechada às 17h. Pode-se entrar para ver a mostra até uma hora antes do fechamento. A visita é totalmente gratuita.