A Diocese de Itumbiara vivenciou, no dia 9 de setembro, um momento histórico: a posse de seu oitavo bispo diocesano, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. A expectativa para esse momento importante para nossa diocese começou quando Dom Antônio Fernando Brochini completou 75 anos e apresentou ao Papa Francisco sua carta de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Itumbiara, por motivo de idade, conforme o cân. 401 do Código de Direito Canônico.
Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida foi nomeado pelo Santo Padre no dia 13 de julho de 2023, dia que completou 10 anos de ordenação episcopal e tomou posse como oitavo bispo diocesano na celebração que aconteceu, no sábado, 9 de setembro, na Catedral da Diocese de Itumbiara, que é dedicada ao patrocínio de Santa Rita de Cássia.
Estiveram presentes vários bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, inclusive o seu presidente, Dom Waldemar Passini, que é bispo de Luziânia e bispos amigos de Dom José Aparecido, além do nosso querido agora bispo emérito Dom Fernando Brochini. Teve presente também Sua Eminência, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar da Costa e Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB Nacional e o secretário geral da Conferência, Dom Ricardo Hoepers, totalizado assim cerca de 20 bispos e centenas de padres.
Na Bula Pontifícia, enviada pelo Papa Francisco, documento que possibilita a Dom José Aparecido tomar posse como oitavo bispo diocesano, está escrito: “Com autoridade Apostólica agimos para que nas várias partes do mundo não faltem pastores que apascentem a grei do Senhor com o alimento dos Sacramentos e das Sagradas Escrituras”.
Ainda na Bula, o Santo Padre roga sobre Dom José a proteção e a intercessão de Nossa Mãe Santíssima. “Oramos por ti, encomendamos todos os negócios pastorais à materna proteção de Nossa Senhora Auxiliadora e ademais a ti mesmo exortamos a que exerças o teu ministério com sumo empenho e ardente espírito, para que a comunidade diocesana a cuja frente estás possa ser uma só em Cristo Jesus. ”
Dom José Aparecido foi recebido na porta da Catedral pelo vigário da Catedral Pe. Erick de Meneses que apresentou o crucifixo para que Dom José Aparecido osculasse e entrasse aspergindo os fiéis presentes na celebração. Esse momento recebe o nome de statio ou chegada do bispo em sua Igreja Catedral. Após essa entrada, ainda antes do começo da celebração eucarística, Dom Aparecido teve um momento reservado de adoração na capela do Santíssimo. Em seguida, paramentou-se com vestes próprias para a celebração da Santa Missa.
Depois da leitura da Bula, Dom José Aparecido foi acolhido pelo clero, e pelos leigos. Padre Luis Fernando, Chanceler da Diocese e Coordenador da Pastoral Vocacional, acolheu o novo bispo em nome do clero e o casal Gilson e Meire em nome de todos os leigos e leigas da diocese.
Dom Waldemar, presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, acolheu o novo bispo agradecendo ao Papa Francisco. “Dom José Aparecido, que alegria estarmos aqui neste dia em que o senhor se senta nesta cátedra e a partir de hoje é pastor deste povo. Quero agradecer a benevolência do Santo Padre que o nomeando para Itumbiara nos presenteia com sua permanência em nosso Regional Centro-Oeste”.
Como a Diocese de Itumbiara faz parte da Província Eclesiástica de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo metropolitano de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, acolheu Dom José Aparecido na província. “Caríssimo Dom José Aparecido, que alegria estar aqui nesta manhã para juntar as alegrias do seu coração, com as alegrias que estão no nosso coração em ver o senhor iniciando o seu pastoreio aqui em Itumbiara, apresentamos tudo isso no altar do Senhor e rogamos que Santa Rita de Cássia, padroeira desta diocese, interceda sempre pelo senhor”.
Após o momento de acolhida, os padres que formam o Colégio de Consultores, foram até o bispo para prestarem a sua obediência, conforme está prescrito no Código de Direito Canônico.
Dom Aparecido iniciou sua homilia chamando todos os presentes de Amigos. “Assim gosto de começar reconhecendo os amigos que já estão há muito em minha vida pessoal e sacerdotal. Assim me dirijo àqueles que o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho confia à minha solicitude e que passam a ser minha mais próxima família espiritual. A primeira saudação do bispo celebrante, ao iniciar a Santa Sinaxe é “A paz esteja convosco!”. Cristo é a nossa Paz. É Ele o Príncipe da Paz, o Senhor da Igreja, por sua entrega nos encontramos aqui, unidos numa só família”.
O novo bispo da nossa diocese fez a sua súplica dizendo: “Concedei benigno à vossa família permanecer unida ao seu pastor…”. E, ainda mais, concedei-me, Senhor, nesse novo serviço eclesial, ser instrumento e sinal visível de unidade. Pela ação do Espírito Santo, nos tornaremos cada vez mais instrumentos da presença de Cristo.
Aos padres fiéis colaboradores da ordem episcopal, Dom José Aparecido disse: “Não poupem esforços para oferecer aos fiéis o sustento quotidiano da mesa eucarística. Está em nossas mãos, mas não é propriedade nossa. É bem comum de todo o povo de Deus. Na Eucaristia se sustenta a vocação comum de todos os fiéis a serem santos e apóstolos nas mais variadas realidades e circunstâncias da nossa vida”.
Ainda em sua homilia, Dom Aparecido afirmou: “Não tenho projetos pessoais para a nossa Igreja peregrina em Itumbiara. Vim para perscrutar a Palavra, ouvir a comunidade fiel e discernir em comunhão. Sim, a responsabilidade pastoral, em última análise, fica sempre nas mãos do Pastor da diocese, mas nunca sem antes ouvir atentamente o que o “Espírito fala à Igreja””.
“Irmãos caríssimos, uma última coisa suplico a Deus e aos corações generosos desta Igreja: não nos esqueçamos dos prediletos de Jesus os pobres e sofredores, das periferias geográficas e existenciais. Santa Rita de Cássia há de nos socorrer com sua intercessão. Ela mesma que se valeu da consoladora presença de Nossa Senhora. Que a Senhora dos mil títulos nos acompanhe e ajude nesse trecho de caminho que o Senhor nos consentir percorrer juntos”, concluiu o bispo.
Ao final da Santa Missa, Dom José Aparecido agradeceu aos bispos e padres presentes. “Agradeço a presença dos senhores neste momento, quero dizer que cada um dos senhores são muito bem-vindos aqui, pois os considero não irmãos no ministério, mas irmãos de sangue”.
Veja mais fotos