Foi celebrada, na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, a Missa com os Parlamentares Católicos na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Deputados federais e senadores da República participaram da celebração presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Em sua homilia, dom Ricardo falou sobre perseverança, trabalho árduo, valores e citou o salmo 138(139), que mostra que ‘Aqueles que estão sintonizados com a vontade de Deus, têm como que asas, vão longe, sobem mais alto’.
“E esta é a beleza de que nós todos devemos alcançar, os valores sublimes, que não podemos negociar, não podemos deixar de lado, como algo que a traça não corrói; São valores permanentes e, por que não dizer, que nos fazem experimentar já aqui na terra um pedacinho do céu”, destacou.
Em referência a um texto da liturgia do dia, o secretário-geral da CNBB lembrou ainda da fala do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses sobre os trabalhos e fadigas, O incansável trabalho dia e noite. “Quando a fé nos move, as coisas mudam. E quando as coisas mudam, Deus produz um efeito e este efeito é o olhar da fé. É o olhar que não perde a esperança, é o olhar que acredita até a última instância, é o olhar que defende a vida desde o seu momento da concepção até seu último respiro”, pontuou. Esse mesmo olhar, reforçou dom Ricardo, é capaz de fazer acreditar que sempre é possível um Brasil melhor e faz acreditar que a fé move montanhas.
Dom Ricardo exortou os parlamentares a perseverarem na fé, mesmo que os trabalhos sejam pesados, angustiosos e fatigosos. “Perseverem pois isso vai ajudar a olharmos com os olhos de Deus, muito mais além do que uma mera emoção humana. Contemplarmos com as asas que Deus nos dá aquilo que Ele nos prepara”, disse.
Eucaristia como fonte e inspiração
O deputado federal Reimont Luiz Otoni Santa Barbara, mais conhecido com Reimont, do Rio de Janeiro, foi um dos parlamentares que participou da celebração. Essa é a primeira missa dele na CNBB desde que iniciou seu primeiro mandato na Câmara Federal. Ele aponta que a atividade parlamentar não é das atividades mais tranquilas e que, às vezes, se realiza em um ambiente muito árido. Momentos como a missa com os parlamentares na CNBB, disse, é um oásis num caminho de pedras.
O parlamentar ressaltou ser importante compreender que, por mais diferenças que os políticos tenham entre si, elas são importantes para o crescimento e para o avanço das ideias e leis. “Precisamos entender que deve haver para nós, de modo particular nós cristãos católicos, comprometidos com a política, na ótica de que nos disseram os santos padres, os últimos, de que a política é a forma mais sublime, mais alta de se fazer caridade”, disse.
O deputado federal disse ainda que o melhor lugar para resolver as contradições e identificar os pontos comuns que podem ser regados com espiritualidade, com oração e mística é o altar e em torno da Eucaristia. “A gente partilha a Palavra, o Corpo e o Sangue de Jesus, então eu estou muito feliz, me sinto reconfortado, reanimado, fortalecido, para fazer as lutas, todas elas, mas para entender que há muitos pontos em comuns que podem ser mais trabalhados e mais elaborados”, destacou.
Para a deputada federal Christine Nogueira dos Reis Tonietto, mais conhecida como Chris Tonietto, do Rio de Janeiro, a Eucaristia é o combustível para conseguir enfrentar todas as dificuldades e os desafios no âmbito parlamentar.
“Nós precisamos nos fortalecer e o nosso combustível é a oração, a vida espiritual e nos alimentamos por meio da força da Eucaristia”, disse.
Ela destacou que é Cristo que une os parlamentares na missa da CNBB, independente da coloração partidária, do espectro ideológico. “É o motivo da nossa fortaleza também para que a gente possa fazer, realizar um bom mandato entendendo que é serviço de Deus à Igreja e ao próximo”, ressaltou a parlamentar.
O deputado federal Alexandre Lindenmeyer, do Rio Grande do Sul, destacou a importância dos parlamentares terem a oportunidade de participar da missa na CNBB. O parlamentar destacou que, mesmo entre a pluralidade política, na missa da CNBB encontram espaço de acolhida e uma pauta comum que é a busca do bem da população brasileira e do Brasil.
“Esta casa que nos acolhe na diversidade. E é dessa maneira que eu encaro o todo. Que a gente possa ter um país onde haja o respeito à diversidade e que a gente procure encontrar aquilo que nos é comum, que por vezes é muito mais importante do que as nossas diferenças”, disse.
Serviço:
A Missa dos Parlamentares já é uma ação costumeira na CNBB. A celebração eucarística ocorre sempre na última quinta-feira de cada mês, às 8h, na sede da entidade, em Brasília (DF).
Fonte: CNBB