Numa ação coordenada pelo setor de Patrimônio foi instalada, na tarde desta quinta-feira, 13 de abril, na faixada e no auditório dom Helder Câmara da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a nova assinatura visual da organização. Ação prevista no Plano de Comunicação da CNBB (2019-2023), a modernização da marca da CNBB foi desenvolvida a partir de uma pesquisa desenvolvida junto à PUC Minas.
O resultado final foi apresentado e aprovado pelo episcopado brasileiro na 59ª Assembleia Geral da CNBB, em agosto de 2022, em Aparecida (SP). A modernização da marca, bem com o seu manual de identidade visual, foram desenvolvidos por especialistas em design, com a supervisão da Assessoria de Comunicação da CNBB e integram um caminho de “rebranding”, uma estratégia de comunicação e marketing que significa reposicionamento da marca junto aos seus públicos.
Menos é mais
Segundo a especialista no desenvolvimento de marcas e professora da PUC Minas, Dulce Albarez, a designer que cuidou da modernização de da identidade visual da CNBB, a marca foi pensada a partir das premissas do designer contemporâneo que prima pela simplicidade e pela conceito minimalista de que, visualmente, menos é mais.
“Num contexto de muita informação, essa simplicidade assegurada na nova assinatura visual da CNBB permite uma identificação mais rápida e clara com os públicos-alvo da comunicação da entidade”, reforçou.
O Manual de Identidade Visual projetou a assinatura visual da CNBB em material de papelaria e escritório, nos avatares de redes sociais e em outras plataformas. Em janeiro deste ano, em reunião com os jornalistas responsáveis pela Comunicação nos regionais da CNBB, foi apresentada a nova marca bem como as orientações para a padronização de sua aplicação em diferentes plataformas dos regionais. A Ascom CNBB realizou também, em março, uma reunião com os assessores das comissões episcopais da CNBB em vista da sua correta aplicação.
Em nosso portal, disponibilizamos, anexo, o “Manual de Identidade Visual” da nova marca CNBB, cujo objetivo é orientar a sua adequada utilização, evitando erros e distorções em seu uso. Cabe a Assessoria de Comunicação da CNBB supervisionar e orientar a sua correta aplicação e a ela deverão ser enviadas as solicitações e pedidos do arquivo da marca quando for necessária sua utilização. Os pedidos devem ser enviados para: [email protected]
Fonte: CNBB