InícioNotíciasIgreja no MundoO mês de abril do Papa: Semana Santa e viagem à Hungria

O mês de abril do Papa: Semana Santa e viagem à Hungria

O Departamento de Celebrações Litúrgicas Pontifícias divulgou na última quinta-feira (9) o calendário das cerimônias que serão presididas pelo Papa Francisco em abril. O programa prevê os compromissos da Semana Santa, que começam com a Santa Missa do Domingo de Ramos, dia 2, e a viagem à Hungria, de 28 a 30 de abril.

Segundo o mestre de Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, monsenhor Diego Ravelli, o pontífice inicia o mês celebrando a Santa Missa no Domingo de Ramos, da Paixão do Senhor: começa às 10h na hora italiana, na Praça São Pedro, em comemoração à entrada do Senhor em Jerusalém.

A Semana Santa com o Papa

A Semana Santa prossegue com o Papa presidindo a Missa Crismal na Basílica de São Pedro na Quinta-feira Santa, 6 de abril, a partir das 9h30 na hora italiana.

Já na Sexta-feira Santa, a celebração da Paixão do Senhor começa às 17h, (12h de Brasília), na Basílica de São Pedro, para mais tarde, às 21h15 (16h de Brasília), o Papa se deslocar até o Coliseu de Roma para a Via-Sacra da Paixão do Senhor.

Para o Sábado Santo, dia 8 de abril, Francisco vai presidir a Vigília Pascal na Noite Santa, na Basílica de São Pedro a partir das 19h30 da hora italiana (14h30 de Brasília).

Já no Domingo de Páscoa e da Ressureição do Senhor, em 9 de abril a partir das 10h na Itália (5h de Brasília), o Papa vai presidir a Santa Missa na Praça São Pedro. Em seguida, da sacada da Basílica de São Pedro, a partir do meio-dia, horário local, Francisco faz a bênção “Urbi et Orbi” da Páscoa. Todas as celebrações presididas pelo Papa Francisco serão transmitidas ao vivo, com comentários em português, pela Rádio Vaticano – Vatican News.

Viagem à Hungria

Para o final de abril, o Departamento de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, então, confirma a viagem apostólica de Francisco à Hungria. De 28 a 30 de abril o Papa estará em Budapeste para participar de encontros com as autoridades e a Igreja local, além de momentos especiais com crianças cegas, pobres e refugiados, além dos jovens e dos confrades de Francisco da Companhia de Jesus. O lema da 41ª visita internacional do Pontífice é “Cristo é o nosso futuro”.

Andressa Collet - Vatican News

Fonte: Santa Sé