InícioNotíciasIgreja no BrasilProjeto apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade, em Teixeira de Freitas (BA),...

Projeto apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade, em Teixeira de Freitas (BA), capacita mulheres para geração de renda

Em 2022, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, aprovou com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade cujo tema foi educação, 186 projetos, no valor total de 4,9 milhões de reais.

Os projetos foram escolhidos em quatro reuniões realizadas no ano, nas quais foram analisadas e aprovadas as iniciativas de impacto social cadastradas junto à CNBB, a partir dos três eixos definidos no edital lançado no mês de abril (1º eixo: Apoio a projetos educativos; 2º eixo: auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social: e 3º eixo: capacitação para a geração de renda)

O levantamento do Departamento Social da CNBB indica que foram analisados 540 projetos no total. Dos aprovados, foram 98 para o Eixo 1, 48 para o Eixo 2 e 40 para o Eixo 3. Na divisão por região geográfica do Brasil, a distribuição ficou assim: Norte, 22; Nordeste, 54; Centro-Oeste, 20; Sudeste, 61 e Sul, 29.

Gerando renda por meio da culinária

Um dos projetos apoiados no 3º eixo: “Capacitação para a geração de renda” fica no município de Teixeira de Freitas (BA), na diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas. O projeto “Gerando Renda” teve início em 1º de agosto de 2022 e encerramento no fim de dezembro do mesmo ano.

A coordenadora da iniciativa, Paloma Correia Silva Fernandes, explica que o projeto é destinado à geração de renda das famílias mais vulneráveis da cidade por meio de oficinas de culinária, especialmente de mulheres que moram nos bairros mais periféricos do município.

“A missão deste projeto é oportunizar aos participantes, sobretudo os que perderam emprego durante a pandemia, uma alternativa de profissionalização tanto para o mercado de trabalho quanto para gerarem renda como empreendedores”, afirma.

Oficinas de capacitação

As oficinas, de acordo com a responsável pelo projeto, atingiram 120 mulheres e foram realizadas de modo presencial. Foram realizados quatro cursos, sendo de “salgados para festas, de 4 a 13 de outubro; “Salgados para lanchonete”, de 18 a 26 de outubro; “Bolos confeitados”, de 17 a 21 de outubro e “Doces para festas”, de 4 a 13 de outubro.

De acordo com a coordenadora do projeto, com a ótima adesão ao projeto, hoje as mulheres de bairros periféricos da cidade já estão auferindo renda por meio da sua própria produção e comercialização.

Mulheres em oficina prática sobre panificação. | Fotos: arquivo do projeto Gerando Renda.

Coleta Nacional da Solidariedade

Este ano, inspirada na Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é o combate à fome, a Coleta Nacional da Solidariedade acontece nas comunidades católicas no próximo dia 2 de abril, Domingo de Ramos. Com a sua oferta, você ajuda a Igreja a saciar a fome de mais pessoas no Brasil por meio dos projetos como estes apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade.  Você pode doar também por meio do QR code que aparece no vídeo, por meio de um depósito bancário. Doe para a Coleta Nacional da Solidariedade e atenda ao chamado de Jesus: “Dai-lhe vós mesmos de comer”. No vídeo, abaixo, saiba como doar.

Fonte: CNBB