Seminarista Erick Meneses Silva recebe ministério do Leitorado

0
853

Em missa presidida por Dom Fernando Brochini, bispo diocesano de Itumbiara, neste domingo, dia 27 de outubro, o seminarista Erick Meneses Silva, recebeu o ministério do Leitorado, primeira etapa de preparação para o Diaconado. A celebração aconteceu na igreja Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião – Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos (GO) por ocasião das celebrações do Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Instituição de leitor

O Leitorado é um ministério concedido geralmente a seminaristas que estudam o 2º ano de teologia. Já a próxima etapa, o Acolitado, é concedido aos seminaristas que estudam o 3º ano de teologia que estão se preparando ao sacerdócio. O leitor tem a função de fazer a leitura da Palava de Deus na assembleia litúrgica, seja nas missas e atos sagrados. É o leitor instituído que profere as leituras sagradas, com exceção do Evangelho.

Acolitado
O Acolitado é a etapa seguinte, cujo objetivo é cuidar do altar e auxiliar o diácono e o padre nas funções litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa. As duas etapas, Leitorado e Acolitado são importantes e indispensáveis para a formação dos candidatos ao sacerdócio. São compromissos e significam passos avançados no caminho para o Sacramento da Ordem.

Questionado sobre o sentido da vocação sacerdotal, Erick respondeu que trata-se de uma resposta ao amor infinito de Deus. “Vocação sacerdotal é você descobrir que o amor de Deus é tão grande que não pode ficar só para você. Além dele te amar muito, ele te chama a amar o outro de uma forma específica. Chama para o sacerdócio alguns e outros para a família. Deus tira do meio do povo o jovem e o chama a amar esse mesmo povo. O jovem é formado e ordenado e devolvido para a comunidade. Então o sacerdócio ministerial é o ministério sacerdotal comum do povo, elevado a esse mesmo povo, configurado a Jesus Bom Pastor”, explicou.

Aos jovens que ainda têm dúvidas para responder ao chamado, Erick deixou uma mensagem de encorajamento. “Aos jovens que tem dúvidas, todos questionam os meios que Deus usa para chamá-los e querem que Deus venha do alto, do além, com anjos, mas na verdade a vocação começa por um desejo de ser de Deus, quanto mais o jovem alimenta isso, mais fácil ele discerne sua vocação e esse desejo se transforma em serviço para a comunidade e em vocação que Deus chama na circunstância que o jovem está para amar o povo”.

Veja mais fotos