Começou na quarta-feira, 10 de agosto, a jornada catequética promovida pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa segue até esta quinta-feira, 11 de agosto, das 20h às 21h30, em modalidade virtual, com o tema “Catequese e Família”.
A jornada tem por objetivo ajudar a despertar e animar as comunidades eclesiais sobre a importância da catequese de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal nas famílias, que são sujeitas da catequese.
Na noite de abertura o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão, saudou os presentes e salientou que o tema da família é muito importante para todos os que atuam na educação da fé. Ele lembrou que a missão primeira é a da família.
“Nós catequistas ajudamos, auxiliamos, colaboramos com a família nessa missão tão importante de transmitir a fé para crianças, jovens e adultos”, disse.
Mariana Venâncio, que também é assessora da Comissão, saudou os participantes e dirigindo-lhes a palavra apontou que aquele era mais um espaço de aprofundamento e reflexão para crescimento conjunto.
Na sequência, houve um momento orante e em seguida a conferência da doutora em teologia, Carmita Coronado, do Equador, que abordou a temática “Catequese e Família”. Também dois testemunhos de pessoas que tem trabalhado com catequese familiar foram dados, um deles é do padre Luciano Tokarski, da arquidiocese de Curitiba (PR) e outro da Rossana Maria Ferreira dos Santos, da diocese de Oeiras (PI).
Confira o primeiro dia da Jornada na íntegra:
Programação do segundo dia
Já no segundo dia, 11 de agosto, a conferência “História da Catequese familiar no Chile” será abordada pelo Daniel Morales Figueroa, do Departamento de Catequese do Chile. Ainda outros testemunhos estão previstos, um deles do Pedro Henrique Mendonça Fernandes e Laiara Cristina Leite Mendonça, da diocese da Campanha (MG); do Victor de Paiva, da diocese de Castanhal (PA) e o do Airton Bonet e Andréia Bonet, da diocese de Joinville (SC).
A jornada catequética poderá ser acompanhada pelo canal da Catequese do Brasil, no Youtube, e pelas redes sociais da CNBB, no Youtube:
Fonte: CNBB