InícioNotíciasIgreja DiocesanaPentecostes: o Espírito Santo torna Cristo presente em nossas vidas

Pentecostes: o Espírito Santo torna Cristo presente em nossas vidas

Neste domingo a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes. A Páscoa de Cristo completa-se após 50 dias da sua Ressurreição. A promessa de Deus se cumpre: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco”. (Jo 14, 16). O Senhor prometeu não nos deixar “órfãos. Voltarei a vós”. (Jo 14, 18).

O Espírito Santo é a força de Deus que conduz a Igreja. Sem ele, a Igreja deixa de ser o que é. Com o Paráclito, a Igreja se manifesta ao mundo como missionária. E é exatamente em Pentecostes que começa a ação missionária da Igreja a fim que o Evangelho se propague e chegue a todos os povos e línguas.

O papa Francisco, em audiência em março de 2021, por ocasião do encerramento da Catequese sobre a Oração como relação com a Santíssima Trindade, em especial com o Espírito Santo, afirmou que ele é “a memória de Deus em nós”. E comentou como devemos pedir a força do Espírito em nossas vidas. “”Muitas vezes acontece que não rezamos, ou não temos vontade de rezar, ou não sabemos ou rezamos como papagaios, com a boca, mas o coração distante. Este é momento de dizer ao Espírito Santo: Vem, vem Espírito Santo, aquece o meu coração”, disse Francisco na Audiência Geral.

A obra do Espírito é recordar-nos Jesus, ainda conforme o Santo Padre, e torná-lo presente a nós, para que Jesus não se torne um personagem do passado. “O Espírito traz no presente Jesus em nossa consciência. Se Cristo estivesse apenas distante no tempo, estaríamos sozinhos e desorientados no mundo. Sim, recordaremos Jesus, distante, mas é o Espírito que o traz hoje, agora, neste momento em meu coração. No Espírito tudo é vivificado: aos cristãos de todos os tempos e lugares está aberta a possibilidade de encontrar Cristo. Não recordá-lo como um personagem histórico. Não. Ele atrai Cristo em nossos corações. É o Espírito que nos faz encontrar Cristo. Ele não está distante, está conosco: ele ainda educa os seus discípulos transformando os seus corações, como fez com Pedro, com Paulo, com Maria Madalena, com todos os apóstolos”, realçou ainda o Pontífice.