InícioNotíciasIgreja no Brasil13 de maio: Igreja celebra a festa litúrgica de Nossa Senhora de...

13 de maio: Igreja celebra a festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima

Autor

Data

Categoria

“Maria, Virgem de Fátima, temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações. Guarda a nossa vida entre os teus braços, guia todos nós no caminho da santidade” (Papa Francisco).

Hoje, 13 de maio, celebra-se a festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, por ocasião da primeira aparição da Santíssima Virgem Maria a três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta. “Assim, inicia o ciclo de aparecimento da Virgem do Rosário que se dá para nortear a reparação, a busca pela conversão, a oração do Santo Rosário e a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Tudo isto para auxiliar no alcance da Salvação e da Remissão de nossos pecados”, explica dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo emérito de Juiz de Fora.

“Assim, como o mundo foi consagrado a Virgem Santíssima, mais uma vez renovamos esta consagração através da vivência do Evangelho, junto ao mistério da Eucaristia. Além disto, junto com todo o mundo, continuamos a rezar com profunda meditação o Terço, que a cada dia deste mês de maio voltados a um dos 30 Santuários dedicado a Maria Santíssima e, com cada um, com sua particular intenção, tendo como o ápice pelo fim da pandemia que estamos vivenciando”.

Celebração no Santuário de Fátima

Celebração no Santuário de Fátima – Foto: Lusa

A celebração no Santuário de Fátima, com a participação de milhares de fiéis de todo o mundo, aconteceu nesta sexta-feira, 13. Na ocasião, o arcebispo dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, apelou ao diálogo e à escuta, nas relações pessoais e comunitárias, para se chegar a uma “paz estável”.

A missa foi concelebrada por 318 padres e 28 bispos de vários países. Nesta peregrinação foram anunciados 124 grupos organizados, de mais de 20 países. Segundo dados do Santuário de Fátima, nas celebrações da noite do 12 de maio participaram cerca de 200 mil peregrinos.

 

“Mesmo a nível internacional, pensemos como seria importante escutar as razões do outro e dar prioridade ao diálogo e à negociação, os únicos caminhos para a paz estável e duradoura, em vez de empreender ações inspiradas pela busca gananciosa e apressada dos próprios interesses”, disse, perante os milhares de peregrinos que acorreram à Cova da Iria, para a peregrinação internacional aniversário do 13 de maio.

“A escuta, feita de silêncio que abre o coração, ajuda a acalmar ressentimentos e rancores e reencontrar o caminho da paz”, acrescentou o colaborador do Papa.

Celebração no Santuário de Fátima – Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Os participantes na celebração rezam hoje “pela paz no mundo, em especial pelas vítimas do conflito na Ucrânia, para que o Senhor abra os corações dos decisores políticos e os leve ao discernimento de que só na paz é possível ser todos irmãos”.

Bênção – No final da missa desta sexta-feira será abençoada uma imagem de Nossa Senhora, igual à da Virgem Peregrina, no habitual momento de bênção dos objetos religiosos, que será oferecida à Catedral de Lviv.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor da instituição, assinalou que a intenção de oração pela paz na Ucrânia acompanha “de forma especial” esta peregrinação do 13 de maio, a primeira sem restrições desde o início da pandemia, em março de 2020.

A cerimônia evocou ainda o 40º aniversário da primeira visita de São João Paulo II ao Santuário de Fátima, que passou pela Cova da Iria, sempre em maio, nos anos de 1991 e 2000, para a beatificação de Francisco e Jacinta Marto, os quais seriam canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017.

Dom Edgar Peña Parra, presidente da peregrinação internacional de 2022, disse aos peregrinos que estar em Fátima, neste 13 de maio, “significa sobretudo responder a um chamamento à oração, a depositar no Imaculado Coração o mundo ferido e dilacerado pela falta de paz”.

A homilia, que evocou “o flagelo da guerra e o vírus da pandemia”, falou de Fátima como um “lugar de destaque” para a “obra de renovação da Igreja e do mundo”, com referência à recente “consagração da Igreja e da humanidade ao Imaculado Coração de Maria”, que aconteceu a 25 de março, por iniciativa do Papa, ligando o Vaticano e a Cova da Iria.

“A Virgem Maria, que deu o primeiro lugar à escuta da Palavra, veio a Fátima recordar-nos o essencial, convidando-nos à conversão, a colocar Deus acima do nosso eu”, indicou o substituto da Secretaria de Estado do Vaticano.

O diplomata da Santa Sé elogiou o “silêncio que se respira” na Cova da Iria, deixando votos de que a mensagem de Fátima “não seja apenas algo relevante do ponto de vista religioso e histórico, mas que se traduza na prática, pessoalmente, na vida quotidiana”.

A intervenção apontou ainda à próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, com o tema ‘Maria levantou-Se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39).

“Queridos peregrinos de Fátima, levantemo-nos e partamos apressadamente ao encontro de quantos nos rodeiam: sonhemos com eles e, com a ajuda de Deus, não nos cansemos de construir uma Igreja com rosto jovem e belo”, concluiu.

 

 

Com informações da Ecclesia. Foto de capa: Santuário de Fátima

Fonte: CNBB

Diocese de Itumbiara
Diocese de Itumbiarahttps://diocesedeitumbiara.com.br/
A Diocese de Itumbiara foi criada no dia 11 de outubro de 1966, pelo Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Goiânia; seu território é de 21.208,9 km², população de 286.148 habitantes (IBGE 2010). A diocese conta 26 paróquias, com sede episcopal na cidade de Itumbiara-GO.

Últimas notícias