sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 10:28 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão do Evangelho: Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Reflexão do Evangelho: Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Hoje, com toda a Igreja de Cristo, celebramos com alegria a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Este dogma mariano, lembra-nos que Maria, a Mãe de Deus, pelos méritos do Filho, Jesus Cristo, fora concebida sem a mancha do pecado original. Por isso, a Igreja, esposa de Cristo, proclama, na ação do Espírito Santo, que Maria é a cheia da Graça, e que por designo de Deus, ela desde no início de sua existência foi preparada para receber em seu ventre Aquele que É o Salvador e Redentor da humanidade.

Sendo assim, a Igreja, em sua imensa sabedoria, coloca a seus filhos, na liturgia, o Evangelho segundo São Lucas, que relata a nós a anunciação. Neste relato santo, vemos que o Anjo Gabriel, enviado por Deus e revelando o próprio Deus, saúda a Maria, convidando-a a Alegria (“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo” Lc 1, 28).

Esta alegria é proporcionada por dois momentos. O primeiro se dá por Deus, na pessoa do Anjo, quando afirma que nela não há a “desgraça”, ou seja, a ausência total da graça santificante e a presença do pecado, mas a graça abundante em que Deus se faz plenamente presente em que a marca do mal e do pecado não pode habitar. O segundo é a expressão “o Senhor é contigo”, que a faz ter a certeza de que tudo o que ali está acontecendo é da vontade inefável de Deus para o bem de toda a criação.

Deus quis Maria como sua serva predileta e quis dar a ela uma missão que a eleva diante de nós. Somente a ela, por graça de Deus e pelo seu “SIM” (“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se (fiat) em mim segundo a tua palavra! Lc 1, 38) que tivemos a graça de ver a Glória da Palavra que se fez carne, Jesus Cristo.

Caríssimos irmãos e irmãs, que nessa Liturgia Solene, em que fazemos memória da grandiosidade de Maria Santíssima, concebida sem pecado original, pelos méritos de seu Filho, possamos clamar a Deus Uno e Trino, a graça de como ela, nos apresentarmos a Ele purificados de nossa culpa, e que por sua imensa misericórdia possamos alcançar a vida eterna, onde moraremos com Deus e com a nossa Mãezinha , rodeados de santos e anjos.

Viva! Viva!
A Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida!

Sem. Fabrício Bessa Ferreira