sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 4:29 PM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaEm novo Decreto, Diocese de Itumbiara atualiza as medidas pastorais neste tempo...

Em novo Decreto, Diocese de Itumbiara atualiza as medidas pastorais neste tempo de pandemia

DECRETO

Itumbiara, 29 de outubro de 2020

Prezados Srs. Padres, Diáconos, religiosos, religiosas e povo fiel.

Com o auxílio de Deus, as cidades que compõem a nossa Diocese começam retomar as suas atividades econômicas e sociais. Nossas Paróquias, atentas aos Decretos emanados anteriormente, seguiram fielmente nossas orientações para a celebração dos Sacramentos. Diante deste fato, nossa Diocese atualiza com o presente Decreto as medidas pastorais neste tempo de pandemia cabendo a cada Pároco o dever de analisar os casos particulares em consonância com nossa orientação e a anuência do seu Conselho Pastoral Paroquial. Assim, se responsabilize por cada ação pastoral em sua Paróquia.

Celebrações dos sacramentos. Estando atentos às medidas de prevenção descritas no último Decreto quanto à celebração dos batismos e das crismas, convém manter a celebração dos sacramentos nas comunidades paroquiais. Convém, igualmente, retomar a celebração da Santa Missa nas comunidades que habitualmente há a celebração com a participação de todos os fiéis, resguardando apenas algum distanciamento das pessoas, o uso do álcool 70% para higienização e o uso de máscaras. Procurem, entretanto, que os sacramentos sejam celebrados com pequenos grupos de cada vez.

Encontros dos movimentos (E.C.C., Segue-Me, EACRE, etc). Permanecem suspensos os encontros de massa em nossa Diocese. A vida interior dos Movimentos, no entanto, seja alimentada na celebração eucarística na vida da comunidade e, eventualmente, em alguma reunião presencial com os devidos cuidados.

Reuniões de pastorais, movimentos e serviços eclesiais. As pastorais, os movimentos, os grupos de terços e novena de natal, os serviços eclesiais e outros grupos que se reúnem com alguma regularidade poderão fazê-lo em ambiente grande o suficiente para suportar a presença de todos com distanciamento social, uso de álcool gel para a higienização das mãos, máscara e com um tempo mais curto de reunião. As reuniões dos casais das Equipes de Nossa Senhora façam-se na Igreja paroquial ou em um ambiente grande o suficiente para comportar todos os casais da equipe com o devido distanciamento.

Atendimentos dos sacerdotes e da secretaria paroquial. Atenda-se ao povo de Deus que recorre à Paróquia. Sejam divulgados os horários de confissão e direção espiritual para a comunidade. Os sacerdotes e os secretários paroquiais atentem às normas de higiene e distanciamento social e divulguem estas normas para a comunidade paroquial.

Catequese paroquial. Que se preparem os catequistas para retomarem a catequese logo que possível no início de 2021, com o distanciamento dos catequisandos, a observação das normas de higiene e o uso de máscara.

Festas e promoções paroquiais. Avalie-se em cada cidade e em cada Paróquia a oportunidade e o modo da realização das festas e promoções paroquiais ouvindo o Conselho Pastoral Paroquial e tomando-se os devidos cuidados para evitar aglomerações desnecessárias.

Caminhemos com fé e esperança em Cristo Nosso Senhor na certeza de que não caminhamos sozinhos. Em nossos corações e orações vão os enfermos desse tempo, as famílias enlutadas e sofridas pela perda de seus entes queridos e os irmãos de nossas comunidades que se viram distantes da celebração dos mistérios do Senhor. Ao retomar as celebrações, queremos dar esperança a todos, alimentar a fé e suscitar a caridade! A preocupação com os protocolos de segurança demonstra nosso cuidado pela vida de todas as pessoas e a responsabilidade comunitária no cuidado comum pela vida e a integridade de cada irmão.

Que Deus nos abençoe e nos guarde, nos proteja de todos os perigos e seja-nos favorável! Que Santa Rita de Cássia interceda a Deus por nossas comunidades paroquiais.

Dom Antônio Fernando Brochini, CSS
Bispo Diocesano