DECRETO
Itumbiara, 29 de outubro de 2020
Prezados Srs. Padres, Diáconos, religiosos, religiosas e povo fiel.
Com o auxílio de Deus, as cidades que compõem a nossa Diocese começam retomar as suas atividades econômicas e sociais. Nossas Paróquias, atentas aos Decretos emanados anteriormente, seguiram fielmente nossas orientações para a celebração dos Sacramentos. Diante deste fato, nossa Diocese atualiza com o presente Decreto as medidas pastorais neste tempo de pandemia cabendo a cada Pároco o dever de analisar os casos particulares em consonância com nossa orientação e a anuência do seu Conselho Pastoral Paroquial. Assim, se responsabilize por cada ação pastoral em sua Paróquia.
Celebrações dos sacramentos. Estando atentos às medidas de prevenção descritas no último Decreto quanto à celebração dos batismos e das crismas, convém manter a celebração dos sacramentos nas comunidades paroquiais. Convém, igualmente, retomar a celebração da Santa Missa nas comunidades que habitualmente há a celebração com a participação de todos os fiéis, resguardando apenas algum distanciamento das pessoas, o uso do álcool 70% para higienização e o uso de máscaras. Procurem, entretanto, que os sacramentos sejam celebrados com pequenos grupos de cada vez.
Encontros dos movimentos (E.C.C., Segue-Me, EACRE, etc). Permanecem suspensos os encontros de massa em nossa Diocese. A vida interior dos Movimentos, no entanto, seja alimentada na celebração eucarística na vida da comunidade e, eventualmente, em alguma reunião presencial com os devidos cuidados.
Reuniões de pastorais, movimentos e serviços eclesiais. As pastorais, os movimentos, os grupos de terços e novena de natal, os serviços eclesiais e outros grupos que se reúnem com alguma regularidade poderão fazê-lo em ambiente grande o suficiente para suportar a presença de todos com distanciamento social, uso de álcool gel para a higienização das mãos, máscara e com um tempo mais curto de reunião. As reuniões dos casais das Equipes de Nossa Senhora façam-se na Igreja paroquial ou em um ambiente grande o suficiente para comportar todos os casais da equipe com o devido distanciamento.
Atendimentos dos sacerdotes e da secretaria paroquial. Atenda-se ao povo de Deus que recorre à Paróquia. Sejam divulgados os horários de confissão e direção espiritual para a comunidade. Os sacerdotes e os secretários paroquiais atentem às normas de higiene e distanciamento social e divulguem estas normas para a comunidade paroquial.
Catequese paroquial. Que se preparem os catequistas para retomarem a catequese logo que possível no início de 2021, com o distanciamento dos catequisandos, a observação das normas de higiene e o uso de máscara.
Festas e promoções paroquiais. Avalie-se em cada cidade e em cada Paróquia a oportunidade e o modo da realização das festas e promoções paroquiais ouvindo o Conselho Pastoral Paroquial e tomando-se os devidos cuidados para evitar aglomerações desnecessárias.
Caminhemos com fé e esperança em Cristo Nosso Senhor na certeza de que não caminhamos sozinhos. Em nossos corações e orações vão os enfermos desse tempo, as famílias enlutadas e sofridas pela perda de seus entes queridos e os irmãos de nossas comunidades que se viram distantes da celebração dos mistérios do Senhor. Ao retomar as celebrações, queremos dar esperança a todos, alimentar a fé e suscitar a caridade! A preocupação com os protocolos de segurança demonstra nosso cuidado pela vida de todas as pessoas e a responsabilidade comunitária no cuidado comum pela vida e a integridade de cada irmão.
Que Deus nos abençoe e nos guarde, nos proteja de todos os perigos e seja-nos favorável! Que Santa Rita de Cássia interceda a Deus por nossas comunidades paroquiais.
Dom Antônio Fernando Brochini, CSS
Bispo Diocesano