Neste domingo, 31 de maio, Solenidade de Pentecostes, a Santa Missa foi celebrada em quatro horários, com a presença do povo, na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara. O bispo diocesano, Dom Fernando Brochini, presidiu às 19h30.
O sentido da Festa de Pentecostes
Para os cristãos, Pentecostes recorda aquela manhã em que os discípulos de Jesus, reunidos com Maria (Atos 1,14) no Cenáculo em Jerusalém, receberam o Espírito Santo que veio como que em línguas de fogo (Cf. Atos …). A palavra pentecostes é uma palavra grega (pentekosté) e refere-se a cinquenta dias após a Páscoa.
No batismo, todos recebem o Espírito Santo, cujos dons são reforçados no sacramento da confirmação. E é precisamente aos fiéis batizados a quem se dirigem estas fortes palavras do Documento de Aparecida: “Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização dos homens e mulheres em cada ambiente (…). A tarefa missionária se abre às comunidades, assim como ocorreu em Pentecostes.” (Doc. de Aparecida n. 171).
Animados pelo Espírito
Com a experiência de Pentecostes, os discípulos missionários ganham força graças aos dons e carismas. “O Espírito na Igreja forja missionários decididos e valentes como Pedro e Paulo, indica os lugares que devem ser evangelizados e escolhe aqueles que devem fazê-lo”, dizem os bispos no Documento de Aparecida (D.A. n. 150) e, continuam eles, “necessitamos de um novo Pentecostes” (n. 548). Com isso, a Igreja poderá sair ao encontro de todos quantos são os destinatários da Boa Notícia que dá sentido à vida e traz esperança.
Veja mais fotos