sexta-feira, 22 novembro de 2024 ás 3:49 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaPadres da nossa diocese preparam-se para a Páscoa do Senhor em retiro...

Padres da nossa diocese preparam-se para a Páscoa do Senhor em retiro fraterno com o clero da Diocese de Ipameri

Autor

Data

Categoria

Terminou na sexta-feira (6) no Convento Mãe Dolorosa, em Goiânia, o Retiro Anual dos Presbíteros das Dioceses de Ipameri e de Itumbiara (GO) com orientação do bispo de São João da Boa Vista (SP) Dom Antônio Emídio Vilar. Em suas reflexões, ele trouxe o ministério do presbítero na Palavra, no altar e na caridade, apresentando assim a vocação e missão do padre de forma mais abrangente. O auxiliou nas reflexões, a nova Ratio Fundamentalis – O dom da vocação presbiteral, que trata da formação integral dos sacerdotes, além das sete homilias proferidas pelo papa Francisco de 2013 a 2019, na Quinta-feira Santa, na Missa Crismal. “Eu utilizei as homilias do Santo Padre, nos momentos de deserto do retiro, são excelentes textos, cada um deles com uma riqueza incalculável e esse material ajudou muito na reflexão de cada padre”, afirmou ele.

De acordo com Dom Vilar, o sentido do retiro dos padres está fundamento na preparação para a Páscoa do Senhor. “A Quaresma é um grande retiro de preparação para a Páscoa e nos incentiva com o povo de Deus à oração, ao jejum, à penitência, e sobretudo a caridade – a esmola na prática cristã. Neste momento, o padre também vive a fraternidade presbiteral, a missão que cada um tem que é comunhão, comunidade, vida de Igreja que os padres precisam alimentar entre eles. O retiro nos leva a estar com Jesus assim como os discípulos que se reúnem e é até mesmo um descanso estar com Jesus para junto dele se abastecer para viver todo esse tempo quaresmal, para a grande festa da Páscoa que empenha muito os padres. O retiro é este momento de descansar junto de Jesus o físico e também de se colocar em atitude mais orante, à luz da Palavra de Deus e as reflexões devem contribuir também para isso”, explicou.

O orientador do retiro agradeceu pela oportunidade de participar deste Retiro Anual do Clero das Dioceses de Ipameri e de Itumbiara, inclusive por poder estar com os irmãos no episcopado, Dom Francisco e Dom Antônio Brochini. O bispo de Itumbiara já esteve mais próximo dele quando foi bispo de Jaboticabal (SP) antes de estar em Itumbiara. A Diocese de Ipameri também é muito especial para Dom Vilar porque é a Diocese irmã da Diocese São João da Boa Vista. “Para mim foi uma grande alegria estar aqui. Nossa Diocese de São João da Boa Vista tem um clero numeroso e colaboramos também com a missão das dioceses onde mais precisa. Para mim estar aqui no retiro ajudando na reflexão, na oração e também vivendo a fraternidade com todo esse clero foi um momento único que vou guardar com certeza para sempre e vai ser também um elo de união que a gente vai cultivando com a Igreja irmã de Ipameri. Aqui nós temos o padre Willian Leal, o paddre Roberto Donizetti Vicente e agora chegou também o padre Robson que está ajudando a Igreja de Ipameri”.

Mensagem de Dom Vilar aos padres de Ipameri e Itumbiara
Aos padres eu deixo a mensagem que foi tão frequente nas reflexões de nos renovarmos no Cristo Bom Pastor. A caridade pastoral é o que anima a vida, a missão do presbítero e é em Cristo que a gente se abastece na eucaristia, na palavra e é ali também que a gente encontra luzes e forças para pastorear o povo de Deus à luz da misericórdia, da acolhida de Jesus e de toda a atitude que nos propõe a Campanha da Fraternidade. Jesus é o bom samaritano da humanidade que olha a realidade, tem compaixão e cuida. O padre tem essa missão de ser o bom samaritano, sobretudo diante das pessoas feridas, machucadas, afastadas, as ovelhas desgarradas para que como bom pastor as pessoas a coloquem no colo dessas ovelhinhas frágeis e possam sentir o carinho, o amor de Deus em cada padre”.

Dom Fernando Brochini, bispo da Diocese de Itumbiara, disse que o retiro é um momento de abastecer-se e que agora, após essa semana, ele e os padres voltam às comunidades para continuar pondo em prática tudo aquilo que Deus plantou em seus corações. “O retiro é sempre um momento de graça de Deus. Retirar-se, descansar e orar. O pregador é aquele instrumento que Deus coloca para que nos conduza à oração, à reflexão, à tomada de caminho novamente daquilo que precisa transformar-se conforme a vontade de Deus e foi um retiro muito tranquilo. Dom Emídio Vilar conduziu na sua maneira tranquila de ser e nos mostrando o quanto Deus nos amou para estar com ele neste trabalho de evangelização, de santificação, para podermos também conduzir a santidade de todos os outros. É um retiro que está realmente produzindo seus frutos. Ao encerrar voltamos para nossas atividades ouvindo o Senhor lá em cima do Tabor dizendo, vamos descer que nosso lugar é lá, estar junto do povo. As homilias do papa Francisco, por ocasião da Quinta-feira Santa – das Missas do Crisma, também contribuíram muito e ele vai nos dizendo ‘ó sacerdotes consagrados a serviço do povo de Deus’, aquilo que realmente acreditamos que seja inspiração do Espírito como orientação para nós”, afirmou.

Sobre o retiro ser realizado junto com a Diocese e Ipameri, Dom Fernando aprova. “Acredito que seja importante porque são duas dioceses próximas, vizinhas, a realidade de uma e outra são parecidas e os desafios também e sempre que há este encontro dos presbíteros cresce a irmandade e o vedadeiro amor fraterno, presbiteral, isso é muito importante. Oxalá pudéssemos fazer com todas as dioceses do regional, mas isso não é possível pelo número e local para realizar. Mas acho que é importantíssimo sim a comunhão das duas dioceses”.

Veja mais fotos

Diocese de Itumbiara
Diocese de Itumbiarahttps://diocesedeitumbiara.com.br/
A Diocese de Itumbiara foi criada no dia 11 de outubro de 1966, pelo Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Goiânia; seu território é de 21.208,9 km², população de 286.148 habitantes (IBGE 2010). A diocese conta 26 paróquias, com sede episcopal na cidade de Itumbiara-GO.

Últimas notícias