InícioNotíciasIgreja no BrasilDom João Justino preside missa com parlamentares e pede para que “deixem-se...

Dom João Justino preside missa com parlamentares e pede para que “deixem-se ser guardados pela Palavra do Senhor”

Autor

Data

Categoria

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu, nesta quinta-feira, dia 21 de março, políticos para a Missa com os Parlamentares. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.

Na acolhida aos políticos, dom João Justino saudou os parlamentares presentes e cumprimentou também a todo o parlamento, especialmente na “missão que tem tão importante de ajudar a nação brasileira a viver de modo digno e justo”.

Ele também exortou para que “cada dia mais as pessoas possam ser amparadas, promovidas, estimuladas pelo próprio Estado para que vivam felizes nos sonhos de Deus”.

“Que vivam em plenitude e com dignidade”, complementou dom João Justino.

Em sua homilia, em referência à primeira leitura (Gn 17,3-9), dom João Justino aprofundou as promessas e as responsabilidades que Deus revela refentes ao convênio abraâmico. Como parte do convênio, o Senhor muda o nome de Abrão para Abraão, para fazer dele o pai de uma multidão de nações.

A primeira leitura mostra, segundo dom João Justino, a fé de Abraão e a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas, mesmo quando as circuntâncias parecem impossíveis. “É possível constatar que Deus promete a Abraão e aos seus descendentes a terra em que viviam como estrangeiros. Todo o país de Canaã foi prometido a Abraão para sempre”, diz dom João Justino.

O capítulo, segundo o primeiro vice-presidente da CNBB, é crucial para entender a fé de Abraão e a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. “A primeira leitura nos convida a refletir sobre a importância da fé, da obediência e da confiança em Deus”, disse o arcebispo.

Guardar a Palavra

Se dirigindo aos parlamentares, dom João Justino utilizando-se da expressão de São Bernardo pediu a eles para que, assim como Abraão, “guardem a Palavra do Senhor”.

“Creio que é um conselho, uma indicação muito preciosa de São Bernardo, e que vale para todos nós e para todos os parlamentares. Ora, para que vocês possam ter uma palavra coerente e em sintonia com a fé que professam, deixem-se ser guardados pela Palavra do Senhor. Guardem a Palavra, sempre se referindo a ela, buscando, e ela haverá de guardá-los”, disse dom João Justino.

Por fim, o arcebispo desejou que, guardando a Palavra, os parlamentares possam se dirigir à sociedade com “uma Palavra qualificada e que recorda a aliança de Deus conosco”.

A missa foi concelebrada pelo frei Jorge Luiz Soares, assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB e o padre Felipe Cardoso de Medeiros, do clero da arquidiocese de Goiânia.

 

Fonte: CNBB

Últimas notícias