InícioNotíciasIgreja DiocesanaDom José Aparecido ordena Vinícius Gustavo, diácono para o serviço da Igreja...

Dom José Aparecido ordena Vinícius Gustavo, diácono para o serviço da Igreja e pede a ele que viva com zelo e profundidade o tempo do ministério diaconal

O seminarista Vinícius Gustavo Nascimento Oliveira foi ordenado diácono transitório para o serviço da Igreja, no último sábado, 03 de fevereiro, sob a imposição das mãos do nosso bispo diocesano, Dom José Aparecido. A cerimônia aconteceu na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Itumbiara (GO) e teve participação expressiva dos padres da diocese, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados, familiares, amigos e todo o povo de Deus.

Vinícius foi admitido no primeiro grau da ordem em função de receber, em breve, o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. O diácono transitório possui a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.
No rito, antes de ser ordenado diácono, consta a apresentação do eleito que assume publicamente as obrigações do Ministério, para então posteriormente, ser revestido dos paramentos, da estola e da dalmática, sinais de serviço.

Em sua homilia, Dom José Aparecido comentou que a vocação e o acesso ao sagrado mistério, em qualquer grau é “dom e mistério” e que “ninguém se apropria dele por sua iniciativa”. Referindo-se ao Evangelho de Marcos, ele disse que o chamamento e o envio dos discípulos “são um precioso dom do bom Deus”. Já ao seminarista Vinícius Gustavo, Dom José Aparecido afirmou que é o próprio Senhor que o chama para servir com fidelidade à Igreja de Itumbiara. “Hoje a Igreja te consagra para que, ao lado dos sacerdotes da nova Aliança, sejas amigo e servidor do Senhor em dois inseparáveis altares igualmente sagrados: a ara eucarística e o altar de Cristo onde se encontrar pobre e sofredor. Nesses dois altares incindíveis, Jesus sempre estará à tua espera: à espera da tua gratidão em cada Eucaristia, à espera da tua entrega compassiva em cada obra de misericórdia espiritual ou corporal”.

Dom José Aparecido explicou que a diaconia “é serviço, é amor, é entrega, é viver como Jesus viveu, é percorrer o caminho da unidade pedida por Cristo. Este modo de ser servidor, diácono, deverá dar forma e cor ao teu futuro ministério sacerdotal, sempre. Serás diácono para sempre”. O bispo também disse que as atribuições do diácono são o serviço, a palavra e a caridade, bem como proclamar o Santo Evangelho com vigor, preparar o Santo Sacrifício da Divina Liturgia Eucarística e distribuir aos fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor. O diácono pode ainda “exortar e instruir na sagrada doutrina, não só os não crentes, mas também os fiéis; poderá ainda presidir as orações, administrar o Batismo, assistir e abençoar os Matrimônios, levar o Viático aos agonizantes e oficiar as Exéquias” (Pontifical Romano, nº 199).

O bispo de Itumbiara motivou ainda Vinícius a viver o tempo do ministério diaconal com maior zelo e profundidade. “Este é um tempo favorável para experimentar um ardente amor pela Divina Liturgia. Do coração do diácono se espera zelo e reverência para com os sagrados mistérios. Nenhuma criatividade tresloucada deve seduzir o teu coração de ministro do Senhor, nem levar-te a cometer aqueles abusos que deturpam a liturgia e corroem paulatinamente o sentido católico da fé celebrada”.

A íntegra da homilia do Dom José Aparecido está neste link. Clique aqui.

Veja fotos