InícioNotíciasIgreja no BrasilProjeto de acolhida a migrantes venezuelanos vai se estender por mais dois...

Projeto de acolhida a migrantes venezuelanos vai se estender por mais dois anos

A parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Avsi Brasil e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) na acolhida a migrantes venezuelanos vai se estender até setembro de 2025. Em reunião na sede da Conferência Episcopal, na manhã desta sexta-feira, 22, os representantes das três entidades definiram a continuidade do projeto “Acolhidos por meio do Trabalho” no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, em Brasília.

Foram recebidos pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o diretor presidente da Avsi Brasil, Fabrizio Pellicelli; a diretora do IMDH, irmã Rosita Milesi; e o coordenador da Casa Bom Samaritano, Paulo Heider Santos Tavares.

Fabrizio Pellicelli e Paulo Heider Santos Tavares | Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

Para dom Ricardo, a visita “é mais um passo para renovar esse convênio, esta parceria com a Avsi, juntamente com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), que graças a Deus juntos estamos vencendo mais esse desafio da acolhida dos migrantes venezuelanos no nosso país”.

Irmã Rosita Milesi destacou que a visita teve também como foco trazer à CNBB “o agradecimento pela valiosa parceria entre as três instituições, o que possibilitou a abertura do Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano para acolher, promover e integrar migrantes e refugiados”. Na oportunidade, ela e Fabrizio destacaram a importância da perspectiva deste acolhimento “que é trabalhar com vistas ao desenvolvimento humano integral das famílias acolhidas”.

Continuidade

De acordo com irmã Rosita, os recursos para manutenção dos migrantes e refugiados acolhidos por mais um período já foi obtido. “Este dado, somado à disponibilidade da CNBB de contribuir com a cessão generosa da Casa Bom Samaritano, permitirá a continuidade desta bela missão que já acolheu mais de 170 famílias, totalizando pouco mais de 570 pessoas”.

Ela ressaltou também que no diálogo com dom Ricardo receberam, “carinhosa acolhida” e a manifestação de que a CNBB confirma sua intenção de dar continuidade ao projeto. Segundo irmã Rosita, dom Ricardo destacou a importância do sustento espiritual a alimentar o agir de toda a equipe da Casa Bom Samaritano e “estimulou-nos a continuar e fortalecer sempre a atuação junto às famílias acolhidas, com foco no sentindo da atenção integral, isto é, desenvolvimento integral do ser humano, bem como dar seguimento às famílias depois que saem e se estabelecem autonomamente”.

Irmã Rosita Milesi | Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

Casa Bom Samaritano

As ações na Casa Bom Samaritano são parte da parceria da CNBB com a Avsi e o IMDH desde 2020. Dom Ricardo destaca que a Conferência “atua na incansável luta de acolher famílias venezuelanas que sofrem ao sair de seu país e tentam sobreviver diante de tudo o que está acontecendo nesse momento”.

“A Igreja no Brasil tem feito todo um trabalho de acolhida, mas nós, especialmente aqui em Brasília, oferecemos um espaço para prestar essa assistência humanitária, também sociocultural e laboral”, destaca o secretário-geral.

Dom Ricardo Hoepers | Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

Entre as principais ações, o Acolhidos por meio do trabalho prevê a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias, além da colocação no mercado de trabalho de brasileiros em situação de vulnerabilidade social; e cursos preparatórios vinculados ao mercado de trabalho e de língua portuguesa e formação em direitos e deveres laborais, entre outros aspectos.

Fotos: Luiz Lopes Jr/CNBB