segunda-feira, 7 outubro de 2024 ás 2:24 PM
InícioNotíciasIgreja no BrasilColaboradores da CNBB conhecem a sede da Secretaria Executiva da Comissão Nacional...

Colaboradores da CNBB conhecem a sede da Secretaria Executiva da Comissão Nacional da Pastoral Familiar

Um grupo de colaboradores do Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) visitou a sede da Secretaria Executiva da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (Secren/CNPF), na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto. O momento foi oportunidade de estreitar laços e promover o conhecimento do trabalho desenvolvido.

Padre Patriky Samuel Batista | Fotos: Luiz Lopes Jr/CNPF.

Segundo o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o Secretariado da CNBB quis encerrar o Mês das Vocações rezando pela família de todos os colaboradores.

O intuito também foi de “conhecer a missão da Pastoral Familiar e da Secretaria Nacional, proporcionar aos colaboradores uma imersão em todos os serviços da Igreja no Brasil, favorecer a integração dos mesmos e revelar que cada um, em cada setor e serviço prestado, contribui para a evangelização na Igreja no Brasil”.

A acolhida foi feita pelo assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Rodolfo Chagas Pinho, que destacou que ali é um espaço da Igreja no Brasil voltado para as famílias. “Aqui é a sede da Pastoral Familiar, então é um lugar de amor, de perdão, de reciprocidade, tudo o que tem nas nossas famílias”.

Os quatro colaboradores da Secren se apresentaram, partilhando suas funções e o tempo a serviço da Pastoral Familiar do Brasil. O colaborador Tómaz Alves, que coordena a equipe, recordou a história da Pastoral Familiar no país desde as primeiras iniciativas de evangelização após o Concílio Vaticano II e, posteriormente, após a publicação da exortação apostólica Familiaris Consortio de São João Paulo II.

Tómaz contou como foi a articulação da irmã Maria Fernanda Balan, assessora no final da década de 1990, para a nacionalização do subsídio Hora da Família e para a construção da sede da Pastoral Familiar. “Nós somos parte da CNBB, mas por conta da necessidade a Pastoral Familiar precisou contar com uma estrutura própria”.

Tómaz apresentou ainda o trabalho realizado pela Pastoral Familiar no Brasil, a partir da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e por meio dos três setores (Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais), contando com agentes em todo o Brasil.

Após a apresentação, padre Rodolfo motivou os colaboradores da CNBB a apoiarem e se envolverem com a Pastoral Familiar nas suas paróquias, destacando que a Pastoral Familiar é para todas as famílias, nas condições que se encontram. Ele conduziu os visitantes à área externa do prédio,  onde está instalada a ermida com a imagem da Sagrada Família. Lá, rezou pelas famílias do Brasil e pelas famílias de cada um dos presentes.

Depoimentos e testemunhos

Importância do espaço para as famílias

“É muito importante para os colaboradores da CNBB terem esse contato. A gente que está trabalhando na sede, em alguns casos, não sabe da importância deste espaço para as famílias e de ver a abertura deles em disponibilizar o espaço, mostrar a importância da Pastoral Familiar, de que não é só a questão da casa, do casal, mas da família como um todo, desde a concepção até a morte. É importante momentos como este para que os colaboradores conheçam o trabalho das pastorais da Igreja”, disse.

Priscylla de Carvalho
Colaboradora da Secretária Técnica da CNBB

Inciativa para conhecer as pastorais

“Acho muito válida iniciativa como esta para todos os colaboradores estarem conhecendo outras partes além do trabalho dentro da sede da CNBB e o trabalho que é desenvolvido fora, os espaços, as pastorais. É muito importante e válido para todos. Deveria ter mais iniciativas como esta”.

Alessandro de Andrade
Colaborador do Departamento Social da CNBB

Confraternização e conhecimento

“Foi um momento de comunhão, fraternidade, confraternização e conhecimento mútuo. Nossa Igreja é muito ampla, tem uma estrutura muito bonita e, às vezes, nós mesmos não temos esse conhecimento. A visita dos colaboradores da CNBB presentes aqui, hoje, na Secren fortalece os vínculos e promove a comunhão. Aqui também é CNBB”.

Padre Rodolfo Chagas Pinho
Assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a
Família da CNBB e secretário executivo da CNPF

Com informações e fotos: Portal Vida e Família (vidaefamilia.org.br)