InícioNotíciasIgreja DiocesanaCarta ao Povo de Deus da Diocese de Itumbiara

Carta ao Povo de Deus da Diocese de Itumbiara

Itumbiara, 13 de julho de 2023

A todo o povo de Deus desta amada Diocese, graça e paz.

Queridos filhos, nesta data o Santo Padre o Papa Francisco acolheu a minha renúncia ao governo pastoral da Diocese por motivo de idade e nomeou o Sua Ex.cia. Rev.ma. Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, até esta data Bispo Auxiliar de Brasília, como oitavo Bispo da Diocese de Itumbiara para me suceder.

Agradeço em primeiro lugar a Deus que me deu forças para levar adiante o pastoreio deste seu amado povo escolhido. Hoje pela manhã eu celebrei a Santa Missa na nossa Sé Catedral pelo Bispo nomeado ao mesmo tempo em que rendi graças a Deus por esses anos de serviço aqui em vosso meio.

Em minha ação de graças a Deus incluí cada um de vocês. De modo particular nossas lideranças leigas dos movimentos e das pastorais. Inspirado no texto do Gênesis da liturgia de hoje eu relembrei na homilia da Santa Missa que, tal qual José enviado por Deus ao Egito para auxiliar o povo escolhido, eu fui enviado a esta querida Diocese e aqui exerci o meu humilde ministério tendo sempre em vista que busquei ser um “testemunho de comunhão” conforme o pedido de Nosso Senhor de sermos um como Ele e o Pai são um. A todos vocês um agradecimento especial por seu serviço abnegado à Igreja de Deus.
Agradeço ainda a todo o clero da nossa Diocese, fiéis e solícitos colaboradores do meu ofício episcopal. Relembrava aos queridos padres da cidade de Itumbiara presentes à Missa de hoje, nos quais vi representado todo o clero da Diocese, que Jesus no seu Evangelho nos recordava os princípios do exercício do nosso ministério na abnegação e entrega da vida. Justamente este foi o testemunho que colhi de vocês nesses anos de serviço do povo de Deus nos quais trabalhamos juntos.

Invocando a proteção da Santíssima Virgem Maria, Senhora Aparecida, e da nossa padroeira diocesana Santa Rita de Cássia, desejo que o mesmo ardor que consumiu os primeiros apóstolos do Senhor possa conduzir-nos pelos dias que virão e que o novo pastor possa encontrar em cada um de nós verdadeiros colaboradores neste trabalho único de todos nós de anunciarmos Nosso Senhor Jesus Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz ao encontro do Pai.

Com meu abraço fraterno, amigo e de pai desejo que as bençãos do Senhor caiam sobre cada um, cada família, sobre cada uma de nossas comunidades cristãs e sobre cada homem de boa vontade que busca a Deus em sua vida na sinceridade de suas ações. Amém.

Dom Antônio Fernando Brochini, CSS
Administrador apostólico de Itumbiara