InícioNotíciasIgreja no BrasilConselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza 41ª Assembleia Geral Ordinária...

Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza 41ª Assembleia Geral Ordinária até domingo (11), em Recife (PE)

Acontece até domingo, 11 de junho, a 41ª Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O encontro teve início no último dia 8, no Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE), território da arquidiocese de Olinda e Recife (PE), no Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Leigos e leigas de todo o Brasil participam da assembleia.

O evento tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas: ‘Não deixemos morrer a profecia’” e a iluminação bíblica “Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4, 18). Essa perspectiva abre o itinerário para a celebração dos 50 anos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo que reúne os movimentos, serviços e demais expressões eclesiais do laicato no país.

Além disso, a 41ª Assembleia é impulsionada pela sensibilidade às dores, lutas e esperança do povo, segundo o CNLB. A proposta é refletir sobre a vocação à profecia do laicato do Brasil, reafirmando o compromisso na construção de uma sociedade de justiça, fraternidade e paz, marcando o início do itinerário jubilar dos 50 anos do CNLB no Brasil.

A Análise de Conjuntura abriu a AGO e foi conduzida pela professora Tânia Bacelar de Araújo, acadêmica aposentada e emérita da Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Economia pela UFPE e doutora em Economia pela pela University College London.

A metodologia utilizada foi a de situar movimentos macros de tendências estruturais a partir de três eixos: 1) contexto Mundial, 2) contexto Nacional e 3) contexto do Nordeste. Segundo a professora, as mudanças estruturais atuais estão em tendência de consolidação e regem as relações humanas e a Economia.  “Em relação ao Brasil, é preciso reconhecer que somos uma sociedade desigual, e são muitas pessoas que necessitam de políticas públicas para uma sobrevivência mínima”.

A professora fez uma série de análises econômicas em relação ao país e destacou a importância do Nordeste para o Brasil no que tange à educação, às novas formas energéticas (sol e vento), e o germe da indústria automotiva que está nascendo entre Recife e João Pessoa.

Foto: Ascom Regional Nordeste 2

Antes da abertura oficial do evento, na quinta-feira, 7 de junho, membros da organização da assembleia apresentaram a imprensa a programação e falaram das expectativas para o evento.

“É fundamental para o laicato entender que não somos colaboradores, somos coRresponsáveis na evangelização dessa Igreja e como sujeitos maduros na fé é necessário que tenhamos o olhar profético e testemunhal para os gritos que fazem ecoar na nossa sociedade e nada melhor do que esse chão que estamos pisando para poder vivenciar isso”, afirmou a presidente nacional do CNLB, Sônia Gomes, durante coletiva de imprensa na cúria arquidiocesana.

Para o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a expectativa é de que a assembleia possa deixar como fruto uma consciência maior dos leigos do seu protagonismo na missão evangelizadora da Igreja. “Que os leigos entendam seu papel profético com responsabilidade. Existe ainda muitas dúvidas quanto à função do laicato, de modo que com esse evento as pessoas possam entender bem qual a missão do laicato”, declarou.

Ao todo, 215 pessoas entre delegados e convidados estão na 41ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB. Esse grupo representa 98 dioceses e arquidioceses, além de 16 expressões eclesiais do laicato, contemplando os 19 regionais da CNBB.

Confira aqui a cobertura completa da 41ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB

Com informações Ascom do Regional Nordeste 2 da CNBB