quinta-feira, 19 setembro de 2024 ás 11:48 PM
InícioNotíciasIgreja no BrasilIX Encontro Nacional das Pastorais Sociais da Mobilidade Humana acontecerá em Brasília...

IX Encontro Nacional das Pastorais Sociais da Mobilidade Humana acontecerá em Brasília (DF) de 27 de fevereiro a 1º de março

10Mobilizadas e animadas pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Pastorais que compõem o Setor da Mobilidade Humana realizam o IX Encontro Nacional, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2023, em Brasília (DF).

O tema do encontro é: “Sinodalidade: Caminhar Juntos” e o lema: “Para que todos sejam um só” (Jo 17, 21). A inspiração do tema e do lema está na convocação do Papa Francisco à toda Igreja Católica para o processo sinodal, que teve início em outubro de 2021 e vai até de 2024. Na mensagem de abertura para a processo preparatório do Sínodo, o Santo Padre: “É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus. Todos indistintamente […]”.

Segundo o bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e referencial do Setor da Mobilidade Humana da CNBB, dom José Luiz Ferreira Salles, este nono encontro é muito importante, depois do longo tempo da pandemia de Covid-19. “Nós nos encontramos para reforçar a vida fraterna, olhar o chão onde cada pastoral está pisando, trabalhando, com tantos desafios. Também é muito importante aprofundar entre nós, a nossa espiritualidade, que é de comunhão e de fraternidade”, observa dom José.

Dom José Luiz ressalta que no encontro será aprofundado o caminho da sinodalidade. Segundo ele, diante dos desafios de hoje é preciso sentar e dialogar juntos e caminhar na construção de um mundo mais justo e fraterno. “Com isso, retomamos a palavra do papa Francisco, para ‘sejamos um só’, é a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão e à fraternidade que nasce de nos sentirmos todos abraçados pelo único amor de Deus”, conclui o bispo.

Programação:

Na programação, as atividades serão: análise de conjuntura, momentos de oração, partilha da caminhada das pastorais, avaliações e projeções de caminhada em conjunto.

As Pastorais Sociais que fazem parte do Setor da Mobilidade Humana são: Pastoral Rodoviária, Pastoral do Turismo, Apostolado do Mar, Pastoral dos Nômades, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais, Serviço Pastoral dos Migrantes, Missão Católica Polonesa, Pastoral Nipo-Brasileira e a Articulação da Região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).