sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 6:50 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaDom Fernando convoca Diocese de Itumbiara a assumir atitude missionária em missa...

Dom Fernando convoca Diocese de Itumbiara a assumir atitude missionária em missa de abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil

No domingo, dia 27 de novembro, 1º Domingo do Advento e início do novo ano litúrgico, a Diocese de Itumbiara fez a abertura do 3º Ano Vocacional que tem como tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). A abertura aconteceu com a Santa Missa presidida pelo nosso bispo Dom Fernando Brochini, na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara, e concelebrada pelo cura da Catedral, padre José Luiz de Castro; pelo vigário padre Erick Meneses; e pelo padre Luís Fernando, promotor vocacional diocesano. Serviu no altar o diácono Roberto Leonardo, seminaristas e acólitos.

Este 3º Ano Vocacional do Brasil tem o objetivo de ajudar todos a renovar o ardor vocacional e a disponibilidade a sair em missão a partir da escuta da Palavra. Dom Fernando, em sua homilia, pediu que este tempo oportuno nos faça sair do comodismo e termos uma atitude de ação e de expectativa. “Tenhamos uma atitude de inquietação. Cristo nos chama para a missão, não uma missão, mas a própria missão que o Pai nos confiou”.

Ao refletir o evangelho do dia (Mt 24, 37-44) o bispo disse que precisamos ter “atitude de vigilantes e pediu que as coisas aparentes do mundo não nos tirem do coração a alegria da presença de Cristo entre nós para que compreendamos que todos e cada um na sua individualidade foi chamado pelo nome e nos congregamos em Cristo na unidade do espírito para assim, iluminados na presença do Senhor, alimentados pela sua palavra e incentivados pela força do Espírito Santo não fiquemos acomodados”.

Dom Fernando afirmou que Deus nos chamou na individualidade assim como chamou os discípulos e que o Ano Vocacional realizado desde 1983 é o tempo propício para respondermos ao Senhor. “não podemos mais permanecer adormecidos e desanimados, é hora de despertar, a salvação está muito mais perto agora do que daquele momento que nós abraçamos a fé que foi semeada em nosso coração”, destacou. Ele lembrou que a Diocese de Itumbiara, por meio da Pastoral Vocacional, irá realizar atividades que devem ser assumidas pelas paróquias e convocou todos a “arregaçar as mangas, calçar as sandálias, por o cajado na mão e assumir atitude de disposição a fim de que o reino de Deus aconteça em nosso meio”, sobretudo neste tempo forte do Advento. “Que Jesus realmente renasça em nossos corações e renascendo no seio da Igreja possa trazer esta alegria, nova esperança e novo alento para sermos anunciadores do Reino do Pai. Vivamos com alegria o Natal do Senhor e vivamos com esperança a sua vinda que vem para instaurar definitivamente o reino do Pai. Amém!”.

Ano Vocacional na Diocese
Ao fim da missa, o Pe. Luís Fernando disse que a programação do Ano Vocacional na diocese será divulgado e que o material será entregue a todos os padres na Reunião do Clero no próximo dia 1º de dezembro. “Vamos entregar o material e realizar as atividades de modo que possamos participar unidos e que nossa diocese promova verdadeiramente uma cultura vocacional neste ano que se inicia”.