sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 8:28 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaSetembro: Mês da Bíblia

Setembro: Mês da Bíblia

Estamos para terminar o mês de setembro, que para nós, Igreja do Brasil, o chamamos de “mês da Bíblia”, período em que a Igreja nos reforça o convite de nos aprofundarmos cada vez mais no conhecimento, na leitura, na meditação, na oração e na vivência das Sagradas Escrituras. E para nos conduzir neste ano, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), nos propôs voltarmos os nossos olhos para o livro de Josué, tendo como lema “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).

Se tratando, pois, do livro de Josué, é claro que nele encontraremos a belíssima história de Josué, filho de Num. Homem de fé que segue a voz do Senhor e não mede esforços em servir ao Deus verdadeiro. É ele quem o Senhor Deus, por meio de Moisés, escolhe-o para ser o seu auxiliar, e que posteriormente será seu sucessor, após sua morte, e quem irá entrar com o povo na Terra Prometida depois da libertação do Egito e de ter atravessado o deserto. Moisés, solenemente, ao ver a Terra prometida de longe, investiu de honra e autoridade a Josué, diante de todo o povo de Israel. Impôs as mãos sobre Josué e partilhou com ele seu espírito de sabedoria (cf. Dt 3,21-29). Depois da morte de Moisés, o Senhor Deus confirma sua eleição para conduzir o povo e ser fiel a Sua Lei, dada por Moisés (cf. Js 1,1-9). Logo no início de sua liderança, Josué, precisou enfrentar dois grandes problemas. O primeiro, precisou fazer com que o povo conseguisse passar pelo rio Jordão. O segundo, também precisou vencer o exército dos cananeus que surgiu logo a sua frente. Que possamos parar um pouco durante o nosso dia, nossa semana para meditarmos o livro de Josué, e percebermos o quão grande são as maravilhas de Deus na vida de Seu Povo.

Não obstante, em cada momento da história, Deus chama os que Ele quis para estar à frente de seu povo. Naquele tempo chamou Josué, hoje, Ele chama o Papa Francisco, os Bispos, Presbíteros, Diáconos. Não podemos nos esquecer que o chamado vocacional na vida de uma pessoa, se dá em sua realidade concreta e encarnada. É do meio de nossas comunidades que o Senhor chama. E o Senhor não cessa de chamar. Por isso cabe o dever de cada comunidade, família, grupos de oração, pastorais, movimentos, de rezar ao Senhor para suscite no meio dos seus jovens dispostos a abraçarem a Vontade do Senhor. Pois, assim como aconteceu com Josué, o Senhor, hoje, ainda continua a suscitar nos corações dos jovens essa vocação de liderança, para assumir a condução do Seu Povo eleito, a Igreja, basta pedirmos.

Que o Senhor envie jovens, como Josué, de corações disponíveis a acolherem a Palavra do Senhor. E que busquem a colocá-la em prática, de modo que deem uma resposta generosa ao chamado de Deus. E assim, encontrem na Palavra, as mesmas palavras que Josué ouviu do Senhor: “estarei contigo: jamais te abandonarei, nem te desamparei” (Js 1, 9). E esses possam deixar tudo e seguir o Senhor como fizeram todos os seus discípulos. Que este mês da Bíblia seja frutuoso em nossas comunidades, para que cada vez mais, por meio de Sua Palavra, o Senhor chame mais e mais jovens para o anúncio desta Palavra que Salva, Liberta e dá Vida, e sejamos testemunhas das maravilhas que Deus opera em nossas vidas.

Pastoral Vocacional