segunda-feira, 25 novembro de 2024 ás 12:57 AM
InícioNotíciasIgreja no Brasil59ª AG: Texto sobre a animação bíblica tem anseio que a Palavra...

59ª AG: Texto sobre a animação bíblica tem anseio que a Palavra de Deus tenha lugar de maior protagonismo

Autor

Data

Categoria

Entre os temas que serão votados na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está o Texto de Estudos número 114, sobre a “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”. Após as contribuições recebidas do episcopado e de outros grupos eclesiais, poderá se tornar um documento da CNBB.

Segundo o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, esse reconhecimento do texto como documento da Conferência faz crescer “grandemente o compromisso do próprio episcopado com a causa documentada”.

O arcebispo ressalta que o texto “anseia que a Palavra de Deus tenha um lugar de maior protagonismo nas motivações e inspirações e projetos evangelizadores da nossa Igreja”.

Essa ideia está presente desde o Sínodo da Palavra de Deus e o seu documento final, no qual o Papa Bento XVI escreveu na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, em 2012, que era da natureza da própria Igreja deixar-se animar pela Palavra em todos os seus projetos evangelizadores.

A ideia do documento é recuperar a motivação inicial de fazer a Bíblia “circular com grande familiaridade” e também colocá-la no centro, como é a proposta da catequese iniciação à vida cristã.

Indicações

Perguntado sobre as principais indicações do documento, dom Peruzzo afirma que “precisamos ser uma Igreja que deixa o Senhor lhe falar e é preciso acolher sua Palavra, ouvi-lo antes”. Assim, a principal indicação é que “cresçamos nesse projeto de colocar a Palavra de Deus no centro de tudo o que quisermos como Igreja”.

O texto não indica inovações, segundo dom Peruzzo. “Aquilo que já se faz, não é preciso inventar algo novo, mas tudo o que fizermos que a Palavra seja a grande inspiração e o grande critério”, explicou.

Confira as reflexões de dom Peruzzo:

Fonte: CNBB

Diocese de Itumbiara
Diocese de Itumbiarahttps://diocesedeitumbiara.com.br/
A Diocese de Itumbiara foi criada no dia 11 de outubro de 1966, pelo Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Goiânia; seu território é de 21.208,9 km², população de 286.148 habitantes (IBGE 2010). A diocese conta 26 paróquias, com sede episcopal na cidade de Itumbiara-GO.

Últimas notícias