InícioNotíciasIgreja no BrasilCentro Cultural Missionário conclui curso sobre Liturgia e Missão; participaram cerca de...

Centro Cultural Missionário conclui curso sobre Liturgia e Missão; participaram cerca de 80 pessoas

Cerca de 80 pessoas participaram da formação online oferecida pelo Centro Cultural Missionário, o CCM. O “Curso sobre Liturgia e Missão” aconteceu nos dias 18, 19 e 29 de abril, das 19h30 às 21h, pela plataforma Zoom. A iniciativa teve por objetivo introduzir na compreensão da teologia litúrgica a sua relação com a dimensão missionária da Igreja e oferecer elementos teológicos e litúrgicos tendo em vista a pastoral litúrgica e o exercício da atividade missionária da Igreja.

Participaram cristãos leigos e leigas em geral, agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de congregações religiosas, institutos de forma, catequistas, líderes de comunidades e novas comunidades.

No dia do encerramento, dom Odelir José Magri, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, pôde interagir com os participantes dando algumas palavras de encorajamento. Na ocasião, ele recordou o Ano Jubilar Missionário, por ser especial no sentido das diversas celebrações vividas, além das celebrações dos 50 anos do Comina e das Campanhas Missionárias, por exemplos.

No contexto do Centro Cultural Missionário, o CCM, dom Odelir reiterou a história dos 60 anos da instituição, especialmente no que tange à missão e responsabilidade na formação missionária, seja no acompanhamento ou introdução dos missionários que chegam de outros países para missão no Brasil.

D. Odelir José Magri

Dom Odelir afirmou que momentos de formação como o oferecido pelo “Curso sobre Liturgia e Missão” tem sempre dois grandes objetivos. Um deles é o de capacitar para que “lá onde estivermos, nos serviços em que ofeceremos, nos diferentes contextos e realidades da Igreja possamos ajudar e servir melhor e viver a missão”.

O outro aspecto citado por dom Odelir é o da ajuda pessoal, que segundo ele é única e que cada pessoa recebe na sua formação cristã, na sua tomada de consciência missionária, no seu serviço que se torna mais qualificado.

“Agradeço a Deus por esse momento e por vossa participação nessa formação e gostaria de justamente pedir a Deus que isso possa ajudar nesse contexto da missão nos colocando assim à serviço do Reino de Deus e na Ação Evangelizadora da Igreja”, exortou o bispo.

Padre Djalma Antônio da Silva

Ao final, o padre Djalma Antônio da Silva, diretor do CCM, agradeceu a todos os que participaram do curso.

“Que vocês possam ser multiplicadores daquilo que aprenderam e refletiram porque o conhecimento para nós missionários não é para ficar retido, mas sim multiplicado junto ao povo de Deus que nos foi confiado”, finalizou.

Programação

Dentre os assuntos abordados no curso estiveram os seguintes: A Liturgia, ápice e fonte da vida da Igreja, na sua relação com a dimensão missionária;  Fundamentos bíblicos da relação entre Liturgia e Missão; A Liturgia na Catequese Missionária Primitiva; A Reforma Litúrgica vista sob a ótica da Missão a partir do Concílio Vaticano II; Perspectivas e desafios para adaptação da Liturgia à índole e às tradições dos povos.

Fonte: CNBB