terça-feira, 8 outubro de 2024 ás 3:26 PM
InícioNotíciasIgreja no BrasilHá 27 anos no ar, Jornal Brasil Hoje (JBH) celebra 10 mil...

Há 27 anos no ar, Jornal Brasil Hoje (JBH) celebra 10 mil edições sendo uma das vozes da Igreja no Brasil nas emissoras católicas do país

Foi ao ar nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, nas emissoras de rádio de inspiração católica em todo o Brasil, a edição 10 mil do Jornal Brasil Hoje (JBH) – uma produção da Signis Rádio – Rede Católica de Rádio (RCR).

Desde março de 2020, o JBH é gerado pela Rádio Cultura de Guarapuava (PR) e vai ao ar diariamente, das 7 às 7h30 (hora de Brasília). O jornal é produzido de forma colaborativa por repórteres e colaboradores de emissoras católicas de todo o país e é ancorado pelo jornalista Cléber Moletta, que também é o editor e pelo o jornalista e vice-presidente da Signis Rádio RCR, Jorge Teles.

Cleber Moleta e Jorge Telles. Foto: Arquivo Pessoal

Na edição desta quinta-feira, o jornal foi especial e trouxe uma grande reportagem contando um pouco da história do JBH. Cleber Moletta e Jorge Telles lembraram da colaboração do padre e jornalista Jesus Flores – um dos comentaristas do jornal e ajudou a dar o tom do jornalismo católico no brasil. Padre Jesus Flores faleceu vítima da Covid-19, dia 11 de setembro de 2021.

Além dessa homenagem, o jornal trouxe entrevista com o jornalista da Rádio Vaticana, Silvonei José, com a presidente da Signis Rádio RCR, Ângela Moraes e com a religiosa das Irmãs Paulinas, jornalista, sócia-fundadora da RCR da qual foi presidente por dois triênios, Irmã Helena Corazza.

Os âncoras Cléber Moletta e Jorge Telles abriram a edição número 10 mim ressaltando a marca histórica do principal programa jornalístico da comunicação católica do Brasil.

“São 27 anos no ar levando a notícia com credibilidade para milhares de lares brasileiros. Eu tenho a honra estar na apresentação do Jornal Brasil Hoje neste dia histórico”, disse Cléber Molleta.

Jorge Telles também ressaltou o privilégio de estar ancorando a edição histórica.

“Esse programa tem sido uma das vozes da Igreja no Brasil e também cumpre um papel de caixa de ressonância dos movimentos sociais ligados às causas da justiça social, da ecologia e dos direitos humanos”, disse.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Mol, foi um dos entrevistados na edição especial do jornal e falou do papel do JBH para a comunicação na Igreja no Brasil.

“O jornal tem um papel muito importante, porque ele é ao mesmo tempo, uma realidade, porque acontece diariamente unindo toda a Igreja e é ao mesmo tempo um emblema, é simbólico, porque, além de ser já um jornal no ar a tanto tempo, prestando serviço da boa notícia sem fake News, unindo as pessoas, ele é ainda o desejo que nós temos, ou seja, da Igreja toda unida, não uniformizada, mas unida nessa direção de termos uma boa comunicação com bom jornalismo”.

Ouça aqui a íntegra da edição 10 mil do Jornal Brasil Hoje

Conexão CNBB

A CNBB é uma das parceiras do JBH semanalmente, às sextas-feiras, às 7h23 da manhã, com a coluna ‘Conexão CNBB’ – que estrou em junho de 2018 sob o comando do jornalista da CNBB, Bruno Feittosa. A coluna leva aos ouvintes os principais destaques das atividades e da ação dos bispos da Igreja no Brasil. Os boletins fica disponíveis no canal da CNBB no soundcloud.

História

No ar há desde a década de 90, o Jornal Brasil Hoje, nasceu praticamente junto com a rede católica de rádio e sua missão desde então é abordar diariamente as principais notícias do dia, entrevistas e reportagens sobre temas de interesse público com os destaques nacionais e internacionais. Além apresentar os temas ligados a pauta da Igreja no Brasil e informações do Vaticano.

A primeira geradora do jornal foi a rádio Difusora Pai Eterno (GO), nos anos 2000 a geração passou a ser feita pela rádio Aparecida (SP). Em abril de 2018, o JBH foi transmitido pela rádio Imaculada (SP), onde permaneceu até fevereiro de 2020 quando no mês seguinte estreou na Rádio Cultura de Guarapuava (PR), onde é produzido até hoje.

Irmã Helena Corazza. Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista ao portal da CNBB, na última terça-feira, 8 de fevereiro, a religiosa das Irmãs Paulinas, jornalista, sócia-fundadora da RCR da qual foi presidente por dois triênios, Irmã Helena Corazza, destacou que o Jornal Brasil Hoje é um projeto jornalístico que nasceu para levar à sociedade uma visão cristã da realidade por meio de um jornalismo aberto às questões sociais, educacionais, políticas, econômicas, tratadas de forma ética, com fontes seguras, que tantas vezes, se tornaram denúncia e anúncio, porque em sintonia com o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja.

“Acreditamos que o jornalismo, mesmo sem falar explicitamente de religião, evangeliza porque ajuda as pessoas a pensarem e formarem sua opinião dentro de princípios éticos que respeitam e promovem a pessoa humana e seus direitos”, aponta.

Ao todo são 230 emissoras de rádio no Brasil integradas na RCR e 56 retransmitem o Jornal Brasil Hoje que pode ser acompanhado também ao vivo pelo site da RCR e pelo canal da Rádio Cultura Guarapuava no Youtube.