InícioNotíciasIgreja no BrasilRetrospectiva 2021: as principais atividades nos três setores da Comissão Episcopal para...

Retrospectiva 2021: as principais atividades nos três setores da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB

Em sua missão de promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e inculturação, à luz do Concílio Vaticano II, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou várias ações durante o ano de 2021. Confira as iniciativas em cada um dos três setores da Comissão.

Uma das principais atividades do Setor Pastoral Litúrgica foi a produção e publicação semanal do Subsídio “Celebrar em Família”. Até o momento, foram ofertados neste ano 66 roteiros para a celebração da Palavra de Deus nas casas.

O setor também se ocupou da Revisão Final de todo o conteúdo e, em particular, das Orações Eucarísticas para a 3ª edição do Missal Romano. Auxiliando a Comissão para os Textos Litúrgicos, o setor encaminhou junto à Edições CNBB as correções da diagramação dessa 3ª edição do Missal.

Setor Espaço Litúrgico

Entre as atividades do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB neste ano, destacam-se três: uma publicação, um encontro nacional e a conclusão de uma etapa da redação de um texto sobre vestes litúrgicas.

Foi lançado em maio deste ano o texto de Estudos 113 da CNBB com “Orientações para adequação litúrgica, restauro e conservação de igrejas”. Aprovado pelo Conselho Permanente e apresentado na 58ª Assembleia Geral da Conferência, o material é um subsídio que auxiliará na manutenção, conservação e restauração de igrejas, adequando os espaços de celebração de acordo com a renovação litúrgica do Concílio Vaticano II.

Em novembro, o setor realizou o 13º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra (ENAAS), de forma on-line, de 3 a 5 de novembro. Participaram 342 pessoas, as quais abordaram a necessidade e os critérios para a adequação litúrgica dos espaços celebrativos. Também refletiram sobre a teologia litúrgica e as leis civis de segurança e acessibilidade e a necessidade do diálogo com os órgãos de preservação do património artístico e cultural.

O terceiro destaque deste ano foi a conclusão da redação da primeira versão do texto a ser publicado, com orientações e observações práticas a respeito do uso das vestes litúrgicas.

Entre as atividades desenvolvidas neste ano de 2021 pelo Setor Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB estiveram a organização dos concursos para a escolha dos hinos da Campanha da Fraternidade e a tradução da Ladainha de São José a pedido da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano.

O setor também colaborou na produção do programa Especial de Natal oferecido pela CNBB “Cantemos a Glória de Deus” exibido pelas TVs de inspiração católica e nas redes sociais da conferência. Intercalando músicas, textos bíblicos e textos dos padres da Igreja sobre o tempo Natalino, o especial contou com a participação do Coral Laetare de Brasília.