InícioNotíciasIgreja no BrasilComissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realiza reunião...

Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realiza reunião ampliada

De 6 a 9 de setembro, aconteceu a Reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta reunião acontece sempre anualmente, no segundo semestre, por volta de setembro ou outubro.

A reunião ampliada reuniu 68 pessoas com representação da Comissão Nacional dos Diáconos, Comissão Nacional dos Presbíteros, Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil, Conferência dos Religiosos do Brasil, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional. Participaram ainda os quatro bispos e dois padres assessores que integram a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

De acordo com o bispo de Tubarão (SC) e presidente da Comissão, dom João Francisco Salm chama-se “ampliada” quando se consideram, além dos seis membros da Comissão propriamente dita, também os Organismos que a compõem. Inclui-se, ainda, como membros parceiros, como o IPV.

O primeiro dia foi dedicado ao estudo do tema: “Para uma Cultura Vocacional como Graça e Missão”, tendo em vista a preparação, desde já, do Ano Vocacional de 2023, que tem como tema “Vocação: Graça e Missão”, com assessoria do padre rogacionista Juarez Albino Destro.

O assessor da comissão, padre Juarez iniciou sua exposição citando a Christus Vivit: “Toda a pastoral é vocacional, toa a formação é vocacional, toda a espiritualidade é vocacional”. Esta afirmação, segundo o dom Salm, é muito inspiradora para o trabalho que a Comissão realiza.

“Ao refletir sobre cultura vocacional, falou de atitudes vocacionais básicas para uma autêntica cultura vocacional, de mentalidade vocacional, de resistências, de passos da resposta à vocação, espiritualidade vocacional, animação vocacional permanente e muito mais”, pontou dom Salm.

O segundo dia foi dedicado à reunião em grupos dos organismos para refletirem sobre o tema estudado, avaliarem e prepararem o relatório anual. No último dia fez-se a partilha e se combinaram algumas datas para o próximo ano.

Tempo para o encontro e para a oração e partilha

“Numa reunião assim, há tempo para o encontro, para a oração, para a reflexão, para a partilha de experiências e a edificação mútua. Constata-se quanto trabalho se realiza e como é grande nossa responsabilidade”, avaliou dom Salm.

De acordo com o presidente da Comissão, foi encontro muito proveitoso, momento importante, e significativo tendo em vista o Ano Vocacional.