sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 11:53 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaSecretárias paroquiais da Diocese de Itumbiara tiveram formação sobre Lei Geral de...

Secretárias paroquiais da Diocese de Itumbiara tiveram formação sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

No dia 27 de agosto aconteceu uma formação na Diocese de Itumbiara para as secretárias paroquiais sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). O momento contou com a participação de 30 pessoas e teve a assessoria do Hugo, do Setor Jurídico da Theos, empresa de sistema operacional parceira da nossa diocese. Após a formação foi aberta uma sala de bate-papo com as secretárias para que todas as dúvidas fossem sanadas pelo suporte técnico da Theos. Foi uma tarde muito produtiva a respeito.

Aprovada em agosto de 2018, a LGPD é a leia nº 13.709 e com vigência a partir de agosto de 2020. O objetivo da nova lei é criar um cenário de segurança jurídica, com a padronização de normas e práticas, para promover a proteção, de forma igualitária e dentro do país e no mundo, aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

A nova lei esclarece o que são dados pessoais, define que alguns desses dados são sujeitos a cuidados mais específicos, como por exemplo os dados de crianças e adolescentes e que dados tratados tanto nos meios físicos como nos digitais estão sujeitos à regulação. Outro ponto importante a considerar é que não importa se a sede da organização ou o seu centro de dados estão localizados no Brasil ou no exterior, a LGPD deve ser cumprida.