sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 7:46 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão da Solenidade da Santíssima Trindade

Reflexão da Solenidade da Santíssima Trindade

Glória à Trindade Santa! Glória e louvor ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo pelos séculos dos séculos, amém! Hoje celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, o mistério com o qual nos relacionamos desde nosso Batismo, que é o sacramento em que somos marcados pelo sinal de Deus, Uno e Trino. Em nossa caminhada, proclamamos a fé em um só Deus na pessoa do Pai Eterno, do Filho Redentor e do Espírito Santificador. Não são “três deuses”, mas um só Deus em três pessoas distintas, em comunhão perfeita entre si.
Quando somos aprofundados às águas batismais, o padre, derramando um pouco d’água em nossa fronte, proclama a fórmula “Eu te batizo em nome (…)” e celebra o sacramento do Batismo. O próprio Cristo é quem nos batiza e nos insere na condição de filhos do Pai; ali nos é concedido o que foi perdido com o Pecado original e também somos enxertados novamente no seio divino.

Sim, a Santíssima Trindade é um mistério! Podemos conceber que este mistério é de amor, é de relação e de comunhão! Desde a eternidade, Deus, em perfeita unidade e comunhão, não cessa de nos comunicar os dons da criação, com harmonia e amor. A Trindade é o modelo para que nós, cristãos, inseridos na comunidade eclesial, possamos caminhar rumo à pátria celeste, à pátria definitiva. É o horizonte a que buscamos e o fim a que o nosso ser deseja, de forma a viver uma íntima relação com Ele, que é o Sumo Bem, a que todos inclinamos.

Quando batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, nós somos enviados para a missão: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os (…)” (Mt 28, 19). É no seio da Trindade que o Espírito fortalece a nossa caminhada e nos faz reconhecer o nome de quem devemos anunciar. Deus é uma comunhão de três pessoas, é uma realidade, é amor (1 Jo 4, 8). Portanto, esta solenidade faz memória do mistério de Deus em si mesmo, fonte e luz dos demais mistérios da fé. A comunhão da Trindade, a relação de amor mútuo é o motor para o mundo. É ela quem dispersa sobre todo o ser criado o sopro de vida, a salvação das nossas almas e o sustento na nossa caminhada.

Caríssimos irmãos e irmãs, que sejamos capazes de acolher o mistério de Deus em nossa realidade, de oferecer toda a nossa vida a Deus e, por meio da sua iluminação, viver o mistério da união com a Trindade, ofertada pelo nosso Batismo. Que possamos sempre anunciar a obra de Deus em todas as circunstâncias, pois proclamando sua glória, estamos anunciando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

Pastoral Vocacional