sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 3:41 AM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão: Memória de Nossa Senhora de Fátima

Reflexão: Memória de Nossa Senhora de Fátima

Caríssimos diocesanos, a Santa Igreja, no mês de maio, se dedica a rezar e meditar sobre Maria. Por isso, este mês é chamado “mariano”. Seguindo esse caminho, a liturgia nos convida, hoje, 13 de maio, a celebrar, com júbilo especial, Maria sob o título de Nossa Senhora de Fátima.

É incontestável o carinho e amor profundo que o povo católico tem, de modo especial no Brasil, por Nossa Senhora, com seus vários títulos, confirmando o texto evangélico que diz: “Maria, então disse: ‘[…] Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor’” (Lc 1, 46. 48-49).

Como a celebração do dia visa o título de Fátima, é bom, caros irmãos e irmãs, lembrar dessa aparição de Maria Santíssima aos três pastorzinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, no dia 13 de maio de 1917. Nas diversas recomendações, Maria nos convida à oração do santo terço para a nossa salvação e a de todos os pecadores, a penitência, a continência, a fuga de vaidades que geram culpas mortais, a modéstia e o pudor. Tais recomendações mostram-nos uma Mãe que se preocupa com seus filhos, querendo o nosso melhor.

Queridos diocesanos, Deus, que é rico em bondade, deu-nos Maria, Mãe do Filho eterno, como nossa Mãe, concedendo-nos um modelo de vida. Tal modelo nos convida a viver um espírito de penitência e oração. Que pela imitação de Maria, Senhora de Fátima, possamos, como ela, colaborar para a salvação do mundo e a propagação do Reino de Deus. Que ela interceda por nós e pela nossa Diocese!

Sem. Fabrício Bessa