Faleceu na manhã desta terça-feira, 4 de maio, vítima de infarto, o bispo emérito da Diocese de Jataí (GO) Dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP. Ele era natural de Mariana (MG). Nasceu no dia 14 de janeiro de 1934. Era filho de Maximiano Paulo de Pinho e Albertina Benício de Pinheiro. Foi ordenado sacerdote no dia 19 de março de 1963, em Roma (Itália) e ordenado bispo em 20 de dezembro de 1981. Foi empossado na Diocese de Tocantinópolis (TO) em 10 de janeiro de 1982.
Para a Diocese de Jataí ele foi nomeado em 22 de dezembro de 1999 e tornou-se bispo emérito desta Igreja Particular em dezembro de 2009. Dom Aloísio continuou à frente da Diocese de Jataí até a posse do sucessor que só aconteceu no ano seguinte, no dia 6 de março.
A partir de 8 de abril de 2010, ele passou a residir na fraternidade Orionita de Rio Claro (SP), colocando-se à disposição do então bispo diocesano de Piracicaba (SP) Dom Fernando Mason, para colaborar nos trabalhos pastorais da diocese.
Dom Aloísio tinha 87 anos, e participava ativamente das reuniões do Regional Centro-Oeste da CNBB, antes da pandemia. Seu corpo chegará em Jataí na noite de hoje. Ele será velado e sepultado naquela cidade.
Celebrações
05/05 – quarta-feira
6h30: Velório na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, em Rio Claro-SP
8h: Missa de Corpo presente
9h30: Saída de Rio Claro-SP com destino a Jataí-GO
20h: Previsão de chegada do Corpo a Jataí – Catedral Divino Espírito Santo – Reza do Terço
22h: Santa Missa presidida por Dom Nélio Domingos Zortea
06/05 – quinta-feira
00h: Santa Missa presidida por Pe. Valcir Donizeth Alves
02h: Santa Missa presidida por Pe. Jacques Douglas da Silva
04h: Santa Missa presidida por Pe. Vicente Cezanildo Lima Duarte
06h: Santa Missa presidida por Pe. Luciano Lima Alves
09h: Terço
10h: Santa Missa Exequial presidida por Dom Washington Cruz – Arcebispo de Goiânia,
seguida do Sepultamento na Cripta da Catedral