sexta-feira, 20 setembro de 2024 ás 6:45 PM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaReflexão: Todos os Fiéis Defuntos

Reflexão: Todos os Fiéis Defuntos

Celebrar todos os fiéis defuntos é, para nós católicos, ocasião de entrar em profunda comunhão com toda a Igreja de Jesus Cristo, porque também os que morreram na esperança da Ressureição merecem nossa prece para alcançarem mais facilmente o seu lugar no céu. Se, na solenidade de todos os Santos que celebramos ontem (1º de novembro), meditamos a felicidade dos santos que já contemplam a Deus, hoje somos chamados a rezar na esperança de que nossos entes queridos também possam contemplar a face do Senhor. Assim, estamos mais perfeitamente em comunhão com a Igreja total, triunfante e padecente.

Felicidade e esperança estão sempre unidas na perspectiva cristã, afinal, a morte deixou de ter a última palavra quando foi vencida por Cristo na cruz. Por causa de Cristo já não olhamos para a morte como o fim, mas como uma oferta. Todos os fiéis defuntos já fizeram sua última oferta, entregando-se ao Senhor de uma vez por todas, para que, em suas vidas, pudessem experimentar o que profetizou o Profeta Isaías ao dizer que “o Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces” (Is 25, 8). Assim, a ocasião de hoje não quer significar um renovado impulso de luto e de dor em nosso coração pelos que perdemos, mas, sim, um momento de rezarmos em sufrágio por eles e, ao mesmo tempo, meditarmos sobre esta oferta que também nós deveremos fazer um dia.

Somente ao rezar na esperança pelos que se foram e, ao meditar sobre a nossa própria morte e como precisamos nos empenhar para estarmos preparados para ela, podemos entender São João que demonstra o quanto é desejável ver a Deus tal como ele é (1Jo 3, 2) no céu. A celebração de hoje deve, portanto, reavivar em nós a certeza evangélica de que a vontade de Deus é que O encontremos no céu e que, acima de tudo, ninguém se perca, mas “ressuscite no último dia” (Jo 6, 37). Nutridos por essa certeza poderemos percorrer o caminho desta vida na alegria dos que foram eleitos pelo Senhor para um encontro que supera a tristeza e a morte e introduz na vida verdadeira.

Pastoral Vocacional