quinta-feira, 19 setembro de 2024 ás 6:25 PM
InícioNotíciasIgreja DiocesanaDiocese de Itumbiara participou 13º Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora,...

Diocese de Itumbiara participou 13º Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, realizado em Turim, na Itália

Nos dias 15 a 20 de julho aconteceu em Turim, na Itália, o 13º Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ENS) com o tema “Vamos com o coração ardente”, que recorda o episódio evangélico dos discípulos de Emaús. Participaram do evento mais de 7,5 mil pessoas de 86 países e a maior delegação foi a brasileira com 2,2 mil participantes. Da nossa Diocese de Itumbiara participaram seis casais: Fabiana e Roberto, Maristela e Vanilcio e Claudia e Carlito (Catedral); Maria Luiza e Vandeir (Paróquia Nossa Senhora das Graças) e Germano e Soraia (Paróquia Santo Antônio – Edéia).

“Fomos convocados a seguir como peregrinos, caminhando sempre com os corações ardentes, tema desenvolvido a partir da passagem dos discípulos de Enapys, narrado em Lc 24,15-35. Ali passamos cinco dias ouvindo, meditando, refletindo, celebrando, vivendo emoções, testemunhos. Foi um tempo de convivência, acolhida e partida de mais de 7,5 mil pessoas de 86 países, sendo casais, bispos, sacerdotes. E com orgulho fizemos parte da maior delegação que é a brasileira”, destacou Fabiana.

Conforme ela relatou, as reflexões diárias foram intituladas como: Fragilidade, Iluminação, Oferta, Comunhão. E na manhã de sábado, eles tiveram o ritual de envio. “Saímos com a certeza de que Deus nos chama a viver com o coração ardente, com nosso cônjuge, com nossa família, com nossos irmãos de Equipe, com nossos amigos e nossa comunidade sempre. E vamos com corações ardentes ao encontro do mundo!”.

Equipes de Nossa Senhora
As Equipes de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, reconhecido pela Santa Sé como Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício. Foi fundada em na França, por padre Henry Caffarel (1903-1996), atualmente em processo de beatificação. Nasceu por volta de 1938, por iniciativa de alguns casais que procuraram o sacerdote e passaram a se reunir mensalmente para aprofundar o sentido do sacramento do matrimônio. Em 8 de dezembro de 1947, foi formalizado o nascimento de um novo movimento. Uma equipe é constituída por cinco a sete casais e assistida por um sacerdote conselheiro espiritual.

As equipes cresceram com o tempo e se expandiram por todo o mundo. Hoje, estão presentes em mais de 90 países. Segundo as estatísticas 2023 publicadas pelas ENS, com dados de 2022, são mais de 71 mil casais em mais de 14 mil equipes em todo o mundo. O movimento chegou ao Brasil em 1950 e o país se tornou o terceiro do mundo a receber as ENS e o primeiro de língua não francesa. Atualmente, o Brasil é o país com maior presença no movimento, segundo as estatísticas das ENS. São 4.484 equipes e mais de 25 mil casais.