InícioNotíciasIgreja no BrasilSecretário-geral participa de primeira reunião do Conselho Episcopal da CNBB do Sul...

Secretário-geral participa de primeira reunião do Conselho Episcopal da CNBB do Sul 4 e de inauguração da nova sede regional

Na manhã da terça-feira, 5 de março, a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) promoveu a palestra “Desafios atuais da Evangelização na Igreja do Brasil”. O evento contou com a assessoria do bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers.

Entre os presentes estavam os bispos da CNBB Sul 4, o administrador diocesano de Rio do Sul, padres, equipe diretiva da FACASC, corpo docente e alunos. Em sua fala, dom Ricardo destacou o desafio crucial de evangelizar nas grandes cidades e realidades urbanas, especialmente nas periferias existenciais, abordando questões como saúde, educação, moradia, desemprego, entre outros.

Dom Ricardo apontou para diversos fatores que tornam esse desafio ainda mais complexo, incluindo o enfraquecimento das instituições, a globalização, mudanças de valores e a privatização das experiências religiosas e sociais.

Identidade católica no Brasil

O secretário Nacional também compartilhou informações sobre a identidade católica no Brasil, enfatizando a necessidade de fortalecer a Iniciação à Vida Cristã como meio de fortalecer os vínculos comunitários. Ele ressaltou a importância de testemunhar a palavra acolhida, tornando-se um verdadeiro anunciador do Evangelho.

Além disso, apresentou como a CNBB está organizada para enfrentar esses desafios, destacando as suas 12 Comissões Episcopais Pastorais, organismos, entidades, Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, bem como os números do Fundo Nacional de Solidariedade.

Para concluir, o secretário-geral da CNBB o Estatuto da Conferência, reafirmando o compromisso da instituição em promover a vida eclesial e responder aos desafios contemporâneos, trabalhando na construção de uma sociedade justa e fraterna, como espaço de discernimento solidário a caminho do Reino definitivo.

Bispos se encontram na primeira reunião do CONSER de 2024

Na terça-feira, dia 5 de março, também início o primeiro Conselho Episcopal Regional (CONSER) do ano de 2024. O encontro reúne os bispos, juntamente com o administrador diocesano de Rio do Sul, padre Antonio Madeira, da Igreja de Santa Catarina, na sede do Regional Sul 4 da CNBB, localizada em São José.

A reunião teve início com a oração da Hora Média na capela da Sede da CNBB. Pela manhã, os membros do Conser participaram da missa na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), presidida por dom Odelir José Magri. Em seguida, assistiram à palestra “Desafios atuais da Evangelização da Igreja no Brasil”, assessorada pelo Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. O destaque da palestra foi o desafio de evangelizar nas grandes cidades, especialmente nas periferias existenciais.

O CONSER continua reunido até o dia 6 de março na sede da CNBB Sul 4, onde participam da missa na Igreja Matriz Santa Cruz, no bairro Areias, seguida pela inauguração e bênção da Nova Sede. Nos dias 7 e 8 de março, os membros permanecerão em Florianópolis para o primeiro Conselho Regional de Pastoral de 2024.

Saiba mais: cnbbsul4.org.br

Fonte: CNBB